YouTube atinge 1,9 bi de usuários e lança novas ferramentas de monetização
Durante a VidCon 2018, o YouTube subiu ao palco do evento para falar de seus triunfos ao longo de 13 anos, se tornando uma das maiores plataformas de vídeo online já existentes.
A empresa também anunciou que alcançou mais de 1,9 bilhões de usuários conectados, os quais acessam o YouTube em seus computadores ou dispositivos móveis, bem como as versões localizadas que até o momento atingem 90 países, entregando cerca de 80 idiomas.
“O YouTube é uma comunidade vibrante em que todos têm voz. Todos os dias, os criadores usam a voz para entreter, estimular que algo aconteça, e gerar mudanças positivas. É por isso que, ao longo do último ano, dobramos o desenvolvimento de produtos e ferramentas que a comunidade de criadores precisa. Não só para prosperar no YouTube, mas para continuar a desenvolver a plataforma de vídeo do futuro”, alega a companhia em comunicado oficial.
Além dos feitos, a companhia também divulgou que, graças a anunciantes, criadores de conteúdo de todo o mundo conseguiram montar empresas, fazendo parte da economia global à sua própria maneira e com crescimento surpreendente. “O número de criadores que ganham cinco dígitos por ano aumentou em 35% e o número de criadores que alcançaram seis dígitos aumentou 40%”, eles revelam em nota, acrescentando que grande parte da receita gerada provém dos parceiros de publicidade do YouTube.
Uma das novidades do YouTube para este ano é o Channel Memberships, que permite aos usuários se inscreverem no canal, pagando uma taxa mensal e assim, recebendo conteúdos e mimos exclusivos e personalizados. (Imagem: YouTube)
Há também planos para entregar novas ferramentas que visam estimular ainda mais os criadores a interagirem com seus inscritos e, ao mesmo tempo, ganhando dinheiro com isso. O Super Chat é a principal fonte dessa ampliação de recursos, uma vez que houve muito sucesso com a função. Resultado disso foi o Ticketing, Merchandise, Channel Memberships, e, na fila, o YouTube ainda planeja formar novas parcerias exclusivas por meio do FameBit.
Novidades apresentadas
Começando pelo Channel Memberships (associação de canais, em tradução livre), permite que os usuários assinem o canal desejado, pagando uma taxa mensal de US$ 4,99. Em troca, essas pessoas recebem posts, stickers e emojis exclusivos. Algumas regalias personalizadas também deverão ser oferecidas pelos criadores, tais como livestreams, vídeos extras ou mensagens exclusivas para os associados.
O serviço já está disponível para um seleto grupo de criadores do YouTube, os quais serão patrocinados para testar a nova ferramenta. Em breve, o modelo deve ser expandido e muitos outros canais, qualificados e com mais de 100.000 inscritos, devem receber o Channel Memberships.
Já o Merchandise expande a plataforma e a transforma em uma espécie de loja, onde os criadores de conteúdo poderão vender produtos, só que diretamente de seus canais. Agora será possível adquirir desde camisetas com o logo do canal ou frases icônicas, até a cases de smartphones personalizadas. Este recurso estará disponível para canais cujos YouTubers residem nos Estados Unidos, desde que estes também tenham mais de 100.000 inscritos.
Por fim, o YouTube apresentou o Premiere, que estará disponível para todos os criadores com mais de 10.000 inscritos até o fim deste ano. Com este serviço, será possível que os YouTubers enviem vídeos pré-gravados, os quais serão agendados, para assistirem junto de seus inscritos.
Explicando melhor: quando um criador optar por lançar um Premiere, o YouTube automaticamente criará uma página exclusiva para o vídeo, mas com o intuito de gerar buzz e convidar os fãs a assistirem no dia e horário determinado pelo YouTuber. Quando o vídeo finalmente estrear, o criador do canal poderá assistir ao vivo junto de seus inscritos, além de conversar com eles em tempo real através do chat do vídeo. A ideia é que todos se sintam em uma sala de cinema, junto de seu ídolo, assistindo à última criação dele e ainda podendo interagir com ele.