Futuro Caprichoso: o sonho de ser item do Touro Negro começa na Tarde Alegre

Brincar de boi em Parintins é um dom que nasce com todo parintinense e ser item do Boi Caprichoso é um sonho que começa na Tarde Alegre Infantil Azul e Branca. Neste domingo, 28, o curral Zeca Xibelão, recebeu as crianças que são o futuro Caprichoso. Cunhantãs e curumins fizeram a primeira apresentação do concurso de itens mirins do bumbá. Uma mostra do talento que se revela na Francesa, Palmares e demais redutos azuis de Parintins.

A festa é marcada por brincadeiras, trabalhos artísticos das crianças, pinturas faciais, toada, guloseimas e a afirmação do sentimento Caprichoso na meninada azulada. Nesta tarde, o destaque foi a apresentação dos candidatos ao concurso de itens individuais mirins como pajé, sinhazinha, rainha do folclore, cunhã-poranga, porta-estandarte, apresentador, levantador de toadas, amo do boi e tripa.

A Tarde Alegre não é apenas um momento de diversão para a curuminzada, é um espaço importante para a família solidificar o sentimento pelo boi Caprichoso e fortificar na cidade a tradição de brincar de boi. “A ideia é ter esse contato de gerações da Tarde Alegre. Que a gente possa também renovar o desejo das crianças de participar como itens do boi e a gente vê que isso sempre desperta muito nelas. Elas muitas vezes estão nas escolas, nos boizinhos, nas suas comunidades e querem fazer parte do boi, querem se integrar nessa história”, diz o coordenador da Tarde Alegre, Diego Omar.

Futuro Caprichoso

A grande maioria dos itens individuas do Caprichoso começou a brincar de boi na Tarde Alegre. Como a rainha do Folclore, Cleise Simas, que hoje acompanha a filha, Ane Crystal Simas de 8 anos. A pequena concorre a cunhantã-poranga e conta com os ensaios e o apoio incondicional da mãe. “Estou muito feliz. A gente vê as nossas crianças que são nossas crias, crias de Parintins. Eu vejo elas como nosso futuro. Fiquei muito feliz, muito orgulhosa da minha filha estar participando, não só pela brincadeira, mas também pela valorização da nossa cultura. Fico muito feliz pelo Caprichoso abrir esse espaço para nossas crianças e para elas terem o direito de ter o contato com o nosso boi. Estou radiante”, revela.

O pequeno Henrique Gabriel Souza, 10 anos, vai concorrer a amo do boi pelo segundo ano consecutivo. Ele também participa em bumbás mirins no Festival de Parintins e afirma que ensaia bastante para manter o título que ele conquistou no curral Zeca Xibelão em 2022. “Eu não sei bem como explicar. Eu me preparo todo dia, ensaiando para o festival mirim e para ganhar de novo aqui na Tarde Alegre”, destaca.

Ser item do Caprichoso é o sonho da pequena Ana Cláudia Mourão, 11 anos. Ela quer ser sinhazinha do Touro Negro. Ela é a atual sinhazinha da Tarde Alegre (venceu em 2022), mas, esse ano, concorre a porta-estandarte, uma vez que já defende este item há dois anos no boi mirim Estrelinha. “É um sonho meu, é um sonho também estar participando da Tarde Alegre e é um sonho dos meus pais a ser realizado, de ser sinhazinha do Boi Caprichoso. Eu sonho em ser item do Caprichoso”, ressalta a menina.

O concurso

O concurso reúne mais de 20 crianças nos diversos itens do bumbá com idades que variam de 04 a 13 anos. No próximo domingo, 04 de junho, acontece a primeira eliminatória com os candidatos a apresentador, levantador de toadas, amo do boi, sinhazinha e tripa. No domingo seguinte, 11 de junho, será realizada uma nova eliminatória com as crianças que disputam a porta-estandarte, rainha do folclore, cunhantã-poranga e pajé. A grande final irá reunir todos os classificados no curral Zeca Xibelão no dia 18 de junho.

Fotos: Pedro Coelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *