Escolas da rede municipal de ensino do município de Maués (a 253 quilômetros de Manaus) agora têm hortas em espaços nas próprias instituições. O objetivo é estimular hábitos saudáveis e ecologicamente corretos nos estudantes em contato com o cultivo de frutas, verduras e produtos regionais. A atividade faz parte do programa Horta Escolar, que teve início na última quarta-feira (18), na Escola Municipal Jardim Pinochio, com a presença do prefeito Júnior Leite.
“A proposta maior é que cada aluno possa depois, replicar essa experiência com sua família em casa, criando uma rede de consumo e de cultivo de alimentos naturais”, explicou o prefeito. Na ocasião, foram entregues pela Secretaria Municipal de Produção Rural mudas de couve, alface, cebolinha, coentro, pepino, berinjela, pimentão, tomate cereja e chicória.
No total, 14 escolas na sede do município participarão do projeto da Prefeitura de Maués. A criação e manutenção das hortas contarão com o suporte de técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural, que também irá ceder sementes, mudas, ferramentas e implementos necessários. Os alunos também receberão orientações sobre economia doméstica, meio ambiente e como evitar o desperdício de alimentos.
Na fase inicial do projeto, as hortaliças cultivadas nas hortas serão aquelas mais utilizados no cardápio da merenda escolar, mas de acordo com os interesses e a criatividade dos estudantes, cada unidade irá desenvolver suas próprias culturas. Ainda de acordo com o prefeito Júnior Leite, no final de 2018, as hortas serão avaliadas e as experiências mais criativas e inovadores servirão de modelo para a implantação nas demais escolas da rede municipal de ensino, pois em breve o programa chegará a Zona Rural.
Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Maués