Danças, comidas típicas e muita animação prometem embalar as festas juninas dos Centros Estaduais de Convivência do Idoso (Ceci) de Aparecida, na zona sul de Manaus, e da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, na zona norte, no fim de semana, abrindo a programação de arraiais dos Centros de Convivência do Governo do Amazonas. Os eventos têm entrada gratuita.

A secretária de Estado de Assistência Social, Auxiliadora Abrantes, destaca que, além de fortalecer a tradição dos festivais juninos, os eventos reforçam a interação dos usuários dos Centros com seus familiares e com a comunidade em geral. “É um momento em que os pais, irmãos, filhos e amigos prestigiam quem está se apresentando, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e prevenindo situações de risco social, cumprindo, assim, o principal objetivo dos Centros de Convivência”, afirmou.

O Ceci de Aparecida espera receber, na sexta-feira (08/06) e no sábado (09/06), cerca de 2 mil pessoas. Os idosos que frequentam o local vão apresentar quadrilhas, carimbó, dança indiana, tarantela, ciranda e dança da vassoura. Mas haverá ainda quadrilhas, danças internacionais e boi-bumbá convidados.

“Este evento é de suma importância para promover momentos de integração, diversão e lazer para os idosos, além de fortalecer os laços familiares, pois através dessas atividades, conseguimos inserir as famílias, que também participam das nossas danças”, observou o diretor geral do Centro, Roberto Gomes. O arraial do Ceci Aparecida será realizado das 14h às 20h, na sexta-feira, e das 15h às 21h, no sábado.

Já no CECF Padre Pedro Vignola, o festival junino terá três dias de duração (8, 9 e 10/06), sempre das 18h às 22h. A expectativa é de que, aproximadamente, 5 mil pessoas, por noite, compareçam ao evento, que terá cirandas, quadrilhas, danças de salão e atrações musicais na programação. “Nas duas primeiras noites, teremos atrações apenas com alunos e usuários do Centro. Eles têm uma grande expectativa para este festival, que está na 11ª edição e é um dos nossos principais eventos. Na terceira noite, abrimos o convite para danças da Cidade Nova, como forma de prestigiar os grupos folclóricos da nossa comunidade”, explicou o diretor do CECF Padre Pedro Vignola, Fabiano Mesquita.

Mais eventos – No próximo dia 15 (sexta-feira), será a vez do CECF André Araújo, e no dia 22 (sexta-feira) do CECF Magdalena Arce Daou. O CECF 31 de março fará seu festival junino no dia 28 (quinta-feira) de junho. Em seguida, nos dias 29 (sexta-feira) e 30 (sábado), o clima de São João toma conta do CECF Teonízia Lobo. O CECF Miranda Leão fecha a programação dos Centros, no dia 6 (sexta-feira) de julho.

Calendário:

Junho

08 e 09/06 – CECI APARECIDA (Rua Wilkens de Matos, s/nº, Aparecida)

08, 09 e 10/06 – CECF PADRE PEDRO VIGNOLA (Rua Gandu, nº 119, Núcleo 8, Cidade Nova I)

15/06 – CECF ANDRÉ ARAÚJO (Rua 05, Conjunto Costa e Silva, bairro Raiz)

22/06 – CECF MAGDALENA ARCE DAOU (Avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio)

28/06 – CECF 31 DE MARÇO (Rua 21, nº 453 – A, Japiim I)

29 e 30/06 – CECF TEONÍZIA LOBO (Rua Itaipé, nº 373, bairro Amazonino Mendes)

Julho

06/07 – CECF MIRANDA LEÃO (Rua Lóris Cordovil, s/nº, bairro Alvorada I)