Pesquisa da FVS-AM segue com oferta de testes e diagnóstico de ISTs em comunidades rurais do Amazonas

Testes rápidos e diagnósticos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) seguem sendo ofertados em comunidades rurais da Região Metropolitana de Manaus. Nesta sexta-feira (19/07), nove pesquisadores ligados à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) seguem para comunidades rurais de Rio Preto da Eva. De 24 a 26 de julho, a equipe segue para atendimento na região de Presidente Figueiredo.

As testagens fazem parte de uma pesquisa para identificar a prevalência  de ISTs em mulheres sexualmente ativas que residem em comunidades rurais de cidades localizadas no entorno de Manaus. Apesar do foco da pesquisa, voltado a essas mulheres, os testes vão ser ofertados, também, para homens das comunidades rurais.

A pesquisa é da FVS-AM, por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), com suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e conta com a parceria do Programa Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais da Fundação de Medicinal Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e secretarias municipais de Saúde em Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Profª. Drª Leila Ferreira, que é chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-AM, essa é a quinta ação da pesquisa para realização de testagens que identificam HIV, sífilis e hepatite pelos vírus B e C. Nas últimas três visitas a comunidades rurais, a equipe de pesquisadores identificou casos de sífilis e hepatites C. O tratamento é ofertado na rede municipal e estadual de saúde de forma integrada.

Leila destaca que os moradores cujos exames apresentaram resultados com identificação de IST são encaminhados para tratamento, com exceção para algumas doenças que requerem outros exames confirmatórios, como a sífilis, que é confirmada pelo exame de VDRL; e as hepatites por vírus B e C, confirmadas por análises de carga viral.

Além da realização da pesquisa, segundo a coordenadora, a iniciativa também oferta acesso da população a atendimento de saúde em áreas consideradas de difícil acesso. “Acesso a diagnóstico precoce e tratamento oportuno para esse grande problema de saúde pública que são as ISTs e o HIV-Aids, principalmente, para pessoas que têm menos acesso a esses atendimentos por não morarem nas sedes dos municípios”, afirmou Leila.

Programação – Nesta sexta-feira (19/07), os testes serão ofertados para moradores do Ramal do Manápolis, no Km 128 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), pertencente ao município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros a nordeste de Manaus). Em 24 e 25/07, a ação será realizada para áreas pertencentes a Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros ao norte de Manaus): na Estrada do Moreira e Comunidade Marcos Freire, no Km 13, da AM-240, também conhecida como Estrada de Balbina, que liga Presidente Figueiredo à Vila de Balbina.

Também nesses dois dias serão realizadas testagens na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cristo Rei, no Km 28, também da AM-240.

No dia 26 de julho, também dentro do perímetro de Presidente Figueiredo, as testagens serão realizadas na Comunidade São Miguel, no Km 50 da AM-240; e na Rua Taboca, na Vila Balbina, localizada no Km 86 também da AM-240.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *