Na manhã desta sexta-feira (5/4), tomou posse como diretor presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), Marcos Vinicius Castro. Ele ressaltou que os desafios serão vencidos com a garantia do conhecimento técnico de toda a equipe, com a ampliação de postos no interior e com o avanço tecnológico no atendimento aos futuros e atuais clientes. A Agência tem orçamento previsto de R$ 125 milhões, que deverão ser investidos nos setores primário, secundário e terciário em todo o Estado em 2019.

O evento de posse, realizado na sede da instituição, contou com a presença do representante do governador em exercício, Miltinho Castro da Silva; e dos parceiros, Muni Lourenço, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amazonas (CDE/AM); Eda Oliva, diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam); e Lamisse Said da Silva Cavalcanti, diretora-superintendente do Sebrae no Amazonas; dentre outros representantes.

“Hoje é um marco para esta Agência, onde um funcionário de carreira está chegando ao cargo de diretor presidente, a partir da determinação do governador Wilson Lima de compor uma equipe totalmente técnica no papel crucial de desenvolvimento econômico na condução da Afeam”, afirmou.

Atualmente, a Afeam possui sete postos de atendimentos no interior: Eirunepé, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé. O diretor presidente afirmou que o objetivo é alcançar o total de dez municípios com atendimento durante todo o ano. Nas demais localidades, a Afeam segue um calendário de ações itinerantes, disponível no site da Agência.

“Muitas pessoas têm um sonho, uma veia empreendedora. Elas buscam acesso ao crédito no sistema bancário comercial e muitas vezes não conseguem, mas a Afeam oferece taxas de juros subsidiadas, que vão de 6 a 10% ao ano, com desconto em taxas de juros, atendendo todas as linhas e prazos flexíveis de acordo com o negócio”, afirmou.

Tecnologia – De acordo Marcos Vinicius, uma das diretrizes do governador Wilson Lima é investir em tecnologia para que a Afeampossa estar cada vez mais próxima das pessoas que desejam empreender. “Lançamos recentemente nosso aplicativo, que possibilita aos nossos clientes o acompanhamento dos processos, retirar boletos e agendar as palestras tanto para oficina de gestão quanto de orientação de acesso aos programas de financiamento da instituição”, afirmou.

Trajetória – Marcos Vinicius, primeiro funcionário de carreira da instituição a ocupar o cargo de diretor presidente, tem 48 anos e possui formação acadêmica com graduação no Curso de Ciências Econômicas e Especialização em Administração de Finanças Empresariais.

Ele está desde 2002 na Agência, após ter sido aprovado no concurso público para o cargo de Técnico de Fomento. Com mais de 16 anos de experiência, exerceu ao longo da trajetória na Afeam os cargos de Coordenador de Crédito, Gerente de Crédito e Gerente de Controles Internos e Riscos.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Agência (www.afeam.am.gov.br) ou pelo aplicativo da Afeam, disponível gratuitamente na loja Google Play.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam)