Foto: Divulgação/Marinha

A Bandeira Nacional é um dos principais símbolos do Brasil e engloba uma abundância de detalhes. O dia 19 de novembro foi instituído o Dia da Bandeira, logo após a Proclamação da República. Em escolas, são obrigatórias as aulas sobre os símbolos nacionais, a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Por conta desta data comemorativa, a Marinha do Brasil por intermédio do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) realizará um evento nesta segunda-feira (19) às 12h.

A cerimônia será realizada na sede do 9º Distrito Naval, localizada na Rua Bernardo Ramos, s/n.º, Ilha de São Vicente, no Centro de Manaus. O evento irá contar com a presença de representações da Casa de Apoio Escolar, mantida pelas Voluntárias Cisne Branco – Seccional Manaus, da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista e dos Grupos de Escoteiros do Mar Almirante Tamandaré e Almirante Barroso.

Como tradição, todos os dias, a Bandeira Nacional é hasteada às 8h, e arriada ao pôr do sol, mediante cerimonial específico, em todas as Organizações Militares da Marinha. No Dia da Bandeira, além do hasteamento diário, acontece outro às 12h.

Após o hasteamento da Bandeira às 12h, são cremadas as Bandeiras Nacionais substituídas durante o ano e o Hino à Bandeira é cantado por todos os presentes, dentre outras tradições navais.

Fonte: G1 Amazonas