Manauara Shopping recicla mais da metade de todo resíduo produzido no centro de compras
Atualmente, uma média de 56% de todo o resíduo sólido produzido no Manauara Shopping, um empreendimento Sonae Sierra Brasil, é reciclado, diminuindo fortemente os impactos ambientais.
Para isso, o centro de compras implementou o projeto Manauara Sustentável, voltado para a gestão consciente de resíduos. O projeto, inédito na cidade, engloba uma série de ações interdependentes e complementares que têm início dentro do shopping e chegam a envolver e beneficiar estudantes de várias escolas da rede pública municipal.
A base da proposta é a central de reciclagem que funciona 24h por dia e 7 dias por semana, onde todos os resíduos gerados no shopping passam por uma triagem e são destinados às empresas especializadas. “Criamos um modelo de gestão responsável e sustentável com diversas ações que foram traçadas pensando nas atuais e futuras gerações. Com isso, estamos reduzindo consideravelmente o impacto com descarte de resíduos sólidos e contribuindo com o meio ambiente”, afirmou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.
Para assegurar a assertividade desse modelo, o Manauara Shopping também criou ações específicas de conscientização para os lojistas e colaboradores, com ênfase para os restaurantes e praça de alimentação, cuja produção mensal é de aproximadamente 20 toneladas de resíduos orgânicos.
Neste sentido, um dos pontos fortes do projeto foi a implantação da usina de compostagem no shopping, que utiliza o resíduo orgânico originado pelos clientes na praça de alimentação e o transforma em fertilizante orgânico. A partir daí tem início outra etapa do projeto que é a utilização deste fertilizante em hortas para plantação de hortaliças orgânicas, sendo a primeira delas instalada no próprio shopping e as demais doadas e instaladas pelo centro de compras em dez escolas públicas da cidade de Manaus.
“Entendemos que levar essa experiência para fora do Manauara Shopping é fundamental para fomentar a conscientização ambiental. E a instalação das hortas nas escolas também contribui com a nutrição das crianças matriculadas nestas instituições de ensino”, afirmou Deganutti.
Recursos Naturais Poupados
Em 2018, após todas as ações tomadas, se alcançou o melhor desempenho de redução de rejeitos do centro comercial até o momento, com a reciclagem de 680 toneladas de resíduos. Isso contribuiu para aliviar a demanda por aterros sanitários da cidade além de evitar a geração de mais de 2 mil toneladas de CO². Este volume de reciclagem também possibilitou que vários recursos naturais deixassem de ser consumidos para produção de materiais.