Foto: Internet

Entre janeiro e agosto deste ano, 247 multas de trânsito foram aplicadas a motoristas por conta do uso de celular ao volante em Manaus. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). No ano passado, foram aplicadas 286 multas pela mesma infração.

Os dados das multas por uso de celular são parciais, já que não incluem os números do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans).

De acordo com a técnica em educação de trânsito do Detran-AM, Delnandina Monteiro, qualquer distração para o motorista – como o uso de celular – pode causar um grave acidente.

“As consequências, nestes casos, são danosas. A todo momento em que a pessoa estiver dirigindo, ela precisa dedicar total atenção ao volante. É necessário que o condutor adote um comportamento seguro. Não importam as circunstâncias, o uso de celular ao dirigir é proibido”, afirmou.

A proibição do uso de celular ao dirigir está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 252, e passou de infração média para gravíssima há dois anos, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Vale destacar que o CTB prevê como infração média os casos em que o condutor estiver utilizando fones de ouvido e infração gravíssima quando o condutor estiver segurando ou manuseando o telefone celular.

Fonte: G1 Amazonas