Instituto que divulgou intenções de voto para OAB errou por mais de 20 pontos em 2015

O Instituto Diário de Pesquisa (IDP), que divulgou hoje (26), a intenção de votos para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), errou o resultado das eleições da classe por mais de 20 pontos percentuais em 2015.

Naquele ano, curiosamente a exemplo deste, a pesquisa para a OAB-AM foi divulgada poucos dias antes do pleito e apontava o então candidato a OAB-AM, Marco Aurélio Choy, com 55,2% das intenções de voto, seguido pelo também candidato Jean Cleuter Mendonça, com 26,8% das intenções de voto.

Mas a realidade das urnas mostrou um erro abissal nos números do segundo colocado. Marco Aurélio Choy terminou com 50,5% dos votos, 4,7% a menos que a pesquisa apontava. E Jean Cleuter Mendonça ficou com 47% dos votos, 20,2% a mais de votos do que afirmava a pesquisa do IDP.

Isso significa que a diferença entre Choy e Jean divulgada pela pesquisa naquele ano, seria de 28,4%, o equivalente a 1.217 votos. Mas, na realidade, foi de apenas 151 votos a favor de Choy, o que corresponde a um erro de mais de mil votos.

Mesmo levando em consideração a margem de erro da pesquisa de 2015, que foi de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, um erro de mais de 20 pontos percentuais na intenção de votos divulgada a menos de 15 dias das eleições é no mínimo intrigante.

A exemplo da pesquisa de 2015, as entrevistas da pesquisa do IDP divulgada hoje também foram realizadas em fóruns de Manaus e na sede da OAB-AM. A sede da OAB-AM é, sabidamente, um reduto da atual gestão do presidente Marco Aurélio Choy, que é candidato à reeleição.

Os personagens, aliás, se repetem: Marco Aurélio Choy e Jean Cleuter Mendonça na liderança das intenções de voto. E a pesquisa parece repetir o cenário de 2015: uma discrepância na intenção de votos para Jean Cleuter Mendonça.

Mas se levarmos em conta o mesmo erro da eleição passada, de 20 pontos percentuais, e somarmos à intenção de votos deste ano, Jean Cleuter terá 55,6% dos votos. E Marco Aurélio Choy, cujo erro em 2015 foi de 4,7 pontos percentuais para menos, terá 48,6% dos votos.

Agora é aguardar o resultado das urnas após a votação, na próxima quarta-feira (28).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *