Gestora de escola municipal de Manaus é finalista de prêmio nacional

A professora Lúcia Cristina Cortez Barros Santos, gestora da escola municipal Waldir Garcia, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, está entre os dez vencedores do prêmio nacional “Educador Nota 10”, sendo a única campeã da categoria “Gestão Escolar” com o projeto inclusivo “Acolher para todos envolver e aprender”, desenvolvido pela unidade de ensino da Prefeitura de Manaus.

O resultado foi anunciado na manhã de segunda-feira, 20/7, durante o programa Encontro com a Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Lúcia atua há 15 anos na escola Waldir Garcia, unidade que atende 223 alunos, sendo 50 estrangeiros (de países como Haiti, Venezuela e Cuba), bem como alunos com deficiência. Foi nesse contexto que a gestora percebeu a necessidade de implementar uma ação de inclusão entre os estudantes.

Por meio do projeto, a estrutura da escola também passou por mudanças. As carteiras, que eram individuais, foram trocadas por mesas redondas, eliminando as filas. Os exames avaliativos foram suspensos, dando lugar a um método pedagógico de acompanhamento personalizado, pois agora o foco central é a aprendizagem. As decisões são feitas em assembleias, onde os alunos participam. Além disso, cada um dos 223 estudantes da unidade escolar, do 1° ao 5° do ensino fundamental, escolhe um tutor, que o acompanha até o final do 5º ano.

Os vencedores receberão um vale-presente no valor de R$ 15 mil cada um. Já as escolas onde os projetos são trabalhados ganham um vale–presente de R$ 1 mil e uma assinatura digital de Nova Escola, de janeiro a dezembro de 2021.

Premiação
O concurso é realizado pela Fundação Victor Civita, em parceria com as empresas Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Este ano, a premiação contou com mais de 3,7 mil educadores de 19 Estados do Brasil, que apresentaram trabalhos desenvolvidos desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apenas dez deles foram os grandes vencedores.

Além disso, a gestora da escola Waldir Garcia, Lúcia Cortez, já foi convidada, também em 2019, pelo jornal O Globo e Extra para participar do Encontro Internacional Educação 360, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *