Fapeam amplia cota de bolsas para Iniciação Científica

O lançamento do edital do PAIC está previsto para acontecer no mês de maio. A implementação das bolsas deve ocorrer a partir de agosto

Após investimento da ordem de R$ 26,6 milhões de recursos próprios, nos primeiros meses deste ano, por meio do lançamento dos editais dos programas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) anuncia nova conquista. A cota de bolsas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) será ampliada. A decisão foi divulgada durante reunião da Câmara de Pesquisa da fundação.

O lançamento do edital do Paic está previsto para acontecer ainda no mês de maio. A implementação das bolsas deve ocorrer a partir de agosto. A quantidade das bolsas saltará de 773 para 1000 – adicional de 227, o que representa um aumento de aproximadamente 30%.

De acordo com o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, essa decisão fortalece ainda mais as ações governamentais no sentido de promover o desenvolvimento da pesquisa e o estímulo à iniciação científica nas instituições do Estado. Ele esclarece ainda que as novas vagas serão proporcionalmente distribuídas entre as instituições de pesquisa e/ou ensino superior com atuação no Estado.

No caso do Paic, o processo de seleção das propostas abrange duas etapas. A primeira consiste na apresentação de carta de manifestação de interesse assinada pelo dirigente da instituição proponente, acompanhada do plano de implantação ou consolidação. A etapa posterior compreende apresentação do plano de trabalho de cada um dos bolsistas para implementação das bolsas e declaração com a lista nominal dos bolsistas referentes à cota de contrapartida da instituição.

O Paic prevê adicionalmente a concessão de auxílio-pesquisa, correspondente a um percentual do total de bolsas implementadas em cada instituição para apoio à execução de ações relacionadas à atividade-fim do programa. O período de concessão da cota de bolsas será de 12 meses. As instituições beneficiadas devem assumir, obrigatoriamente, contrapartida adicional tanto referente às cotas de bolsas quanto do auxílio-pesquisa.

Na última edição, foram beneficiadas pelo programa as seguintes instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMTV-HVD), Fundação Universidade do Amazonas (FUAM), Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *