Exposições com temática japonesa entram em cartaz no Palácio da Justiça, em Manaus
As exposições “Kyo-Ningyo: Bonecas do Japão” e “Dioramas de Patrimônios Mundiais Japoneses” serão inauguradas nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, no Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro). As mostras apresentam o acervo do Consulado Geral do Japão em Manaus e marcam o início das atividades comemorativas que acontecerão em 2019, em alusão aos 110 anos da imigração Japonesa no Brasil.
No Japão, existem bonecas chamadas “Nihon-Ningyo”, que possuem roupas e cabelos comuns à cultura japonesa. As “Nihon-Ningyo” fabricadas na cidade de Kyoto são chamadas de “Kyo-Ningyo”, que dão nome a exposição. Na primeira exposição, o público poderá conferir oito dessas bonecas.
Já “Dioramas de Patrimônios Mundiais Japoneses” registra reproduções em apresentação artística tridimensional, de forma realista, de 15 edificações reconhecidas como patrimônios mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Entre os dioramas a serem expostos, estão o do grande templo budista Todaiji, que é atração principal da cidade de Nara; do Templo da Água Pura – Kiyomizudera, que fica ao leste da cidade de Kyoto; do domo de Genbaku ou domo da Bomba Atômica, representando o Memorial da Paz de Hiroshima e conservado nas mesmas condições de quando foi detonada a bomba atômica, em 6 de agosto de 1945; além de outros.
A visitação será gratuita e poderá ser feita até março de 2019, no horário de funcionamento do Palácio da Justiça: segunda a sexta, das 9h às 16h, aos sábados, das 13h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.
Fonte: G1 Amazonas