A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, por meio da Gerência de Educação Cidadã, está com tudo pronto para dar início à 11ª Legislatura do Parlamento Jovem hoje (14).

“Durante dez dias, de 14 a 25 de maio, os alunos vão vivenciar a rotina de um deputado estadual, inclusive com diplomação e exercício de um mandato de deputado, incluindo sessões plenárias, elaboração de projetos e outras atividades parlamentares”, explicou Cassandra Serejo, gerente do setor de Educação Cidadã.

No primeiro dia de atividades os alunos serão recebidos com um coquetel de boas vindas e vão participar de um curso de oratória com a servidora da Casa Legislativa e jornalista Daniela Cardoso.

Para a mesma semana estão previstas outras atividades como café da manhã com deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e palestras com o diretor-geral da Aleam, Wander Mota; com o juiz eleitoral do TRE/AM, Felipe dos Anjos Thury; e com o deputado jovem eleito em 2015, Cássio Ângelo.

Durante a primeira semana os alunos terão, ainda, aulas práticas de Orientação de Projeto de Lei; Constituição e Fundamentos do Estado Brasileiro; e Direitos e Garantias Fundamentais, Direitos Políticos e Cidadania; Esclarecimento de Procedimentos Legislativos; Técnica Legislativa e Regimento Interno; e Técnica para Elaboração de Parecer.

O programa Parlamento Jovem é uma oportunidade para que jovens cidadãos amazonenses possam conhecer e experimentar, durante dez dias, a jornada de trabalho dos deputados estaduais. No âmbito estadual, o programa foi criado pela Resolução Legislativa Nº 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Realizado anualmente, o Programa foi criado pela Aleam em 2008 e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático.