Em homenagem ao dia da gentileza, o Movimento Ser gentil fomenta atitudes positivas na sociedade

A iniciativa @sergentilsempre conta com o apoio de empresas e grandes artistas brasileiros, como Toquinho e Bráulio Bessa

Comemorado anualmente no dia 13 de novembro, o Dia Mundial da Gentileza surgiu oficialmente em 2000, com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil. E neste ano, a data ganha um Movimento especial que honra as tradições, promovendo intervenções de empatia por todo Brasil. “Ser gentil é ser semente que faz o bem florescer”.


O verso do poeta Bráulio Bessa traduz a essência do Movimento Ser gentil, que surge com a proposta de estimular as pessoas a incluírem as práticas empáticas em suas rotinas. O objetivo principal da iniciativa é propagar otimismo e boas ações coletivas, na internet, por meio do site Ser gentil e do Instagram @sergentilsempre, além da divulgação de peças gráficas para que a causa seja propagada. A ideia surgiu a partir da necessidade de estimular a gentileza e gerar esperança nesse contexto de pandemia, considerando que, para Glauber Gentil — idealizador do Movimento —, conhecer e respeitar as pessoas pode ser a chave para o sucesso e a tolerância. O projeto conta com o apoio da empresa nacional O Boticário, dentre outras.


A iniciativa teve sua estreia marcada com um bate-papo entre a apresentadora Angélica, o cantor Toquinho e o poeta Bráulio Bessa, disponível no Youtube. Na conversa, Angélica entrevista os artistas que, juntos, fizeram o “manifesto do Ser gentil”, um poema cantado que expressa a importância do carinho para com o próximo e como colocá-lo em prática. Os versos, compostos exclusivamente para o Movimento, motivam a sociedade a dedicar um pouco de tempo para disseminar o bem, desde atitudes simples do cotidiano até práticas de doações por meio do site Eu Apoio e voluntariado. O Movimento conta ainda com diversos desafios nas redes sociais que instigam a prática de gentileza no dia a dia.


O site visa conectar quem deseja praticar a gentileza com mais frequência a instituições e projetos de diversas causas que precisam de ajuda. As atividades podem ser acompanhadas na plataforma https://sergentil.com.br/ e no perfil de Instagram @sergentilsempre. O Movimento já conta com o apoio de 26 empresas parceiras, como o Grupo Boticário, Grupo Bittencourt, Visagio, Imaginarium, Casa do Construtor, Grupo Sá Cavalcante, RecZero Malls & Retail, Praxis Business, Francap, GS&MD, Family Advisory, JCPM, BTR Varese, Associação Brasileira de Franchising, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Grupo MD, Movimento Franchising Consciente, Movimento União Rio, GreenGo e Um Cartão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *