Dia dos Pais deve aquecer comércio e injetar R$ 74 milhões na economia em Manaus, diz CDL

A movimentação do comércio deve ter um aumento de 1,74% durante o Dia dos Pais, em Manaus, segundo dados divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). A alta no número é em relação a mesma data, em 2017. O ticket médio de compras é de R$ 97,26. A receita bruta dos lojistas é estimada em R$ 74,600 milhões.

De acordo com o presidente da entidade Ralph Assayag, o comércio está otimista com as vendas. “Seguimos otimistas para que o movimento cresça, uma vez que, é nessa época que o consumidor começa a comprar mais, por conta da primeira parcela do 13º salário. Tivemos um bom primeiro semestre e esperamos continuar no mesmo ritmo”, explicou.

O presidente da CDL disse ainda que o mês de julho costuma ser sempre mais ameno, com poucas vendas, uma vez que muitas pessoas viajam nesse período.

“Férias escolares sempre deixam o comércio mais frio porque os pais aproveitam para sair da cidade. Os lojistas estão preparados para o baixo movimento, porém mesmo com instabilidade estão preparando promoções para atrair os clientes em agosto e já movimentar as lojas até o fim do ano”, disse Assayag.

Comércio na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Manaus (Foto: Patrick Marques/G1 AM)
Produtos

A pesquisa apontou o que os filhos e demais consumidores devem comprar para presentear seus pais. No topo da lista estão os itens de vestuário (28,3%), seguido de calçados (18,3%), perfumes (10,9%), aparelho celular e smartphone (11,7%) e joias e relógios (8,2%). Os cinco itens também foram os mais citados na pesquisa do Dia dos Pais do ano passado.

Os pais também responderam aos questionamentos dizendo o que desejam ganhar no próximo dia 12 de agosto: 18,2% disseram que pretendem ganhar vestuário; 15,8% pretendem ganhar celular; 14,2% pretendem ganhar joias e relógios; 9% viagem/passeio; 8% esperam receber calçados/acessórios; 7,1% pretendem ganhar Ipod MP3 Player/MP4; e 7% perfumes e similares.

Compra e pagamento

Os entrevistados responderam ainda onde desejam comprar os presentes dos pais e a maioria disse que deve comprar nas lojas do Centro de Manaus (42,9%). Em seguida aparecem os shoppings (26,7%), as lojas de bairros (22,7%), e 1,7% devem fazer compras em lojas virtuais.

Segundo a CDL Manaus, os dados demonstram que o comércio tradicional da cidade ainda é muito forte e detém a preferência da maioria dos consumidores de Manaus.

Quanto a forma de pagamento, 30,4% disseram que vão pagar o presente com dinheiro, 23,2% pretendem utilizar o cartão de crédito, 16,2% o cartão das lojas, 11,4% optaram pelo cartão de débito, 11,2% no crediário ou carnê e 7,6% não sabem como vão pagar suas compras.

Consumidor

A pesquisa apresenta que as mulheres estão mais dispostas a presentear seus pais. O número das que vão participar nas aquisições para este dia corresponde a 59,15%. Já os homens do total dos entrevistados, 54,2% pretendem presentear seus pais.

Quanto à renda familiar destes consumidores a pesquisa da CDL Manaus apresenta que 23% tem renda entre R$ 1.1 mil a R$ 1.2 mil; 28% tem renda entre R% 1.2mil a R$ 2 mil; e 13,8% tem renda entre R$ 2.1 mil a R$ 3 mil.

Dos entrevistados quanto sua intenção de presentear alguém neste Dia dos Pais, 54,2% disseram que vão presentear o pai, 21,1% esposo, 5,9% filho, 4% a mãe e 2,6% avô.

Zonas

O indicador aponta ainda, a preferência dos consumidores de onde comprar os presentes para o dia 12. Na Zona Leste, 33,1% vão adquirir vestuários; seguido de calçados, cintos e porta cédulas (16,6%); Celular (9,4%); Perfumes e similares (10,6%); e joias e relógios (9,7%). Os moradores da Zona Oeste, também optaram por vestuário (36,3%); logo depois, calçados, cintos e porta cédulas (16%); Celular (11,8%); Perfumes e similares (11,8%); e joias e relógios (6,6%).

Na Zona Sul da capital, a preferência por parte dos que pretendem presentear permaneceu com vestuário na frente (24%); seguido de calçados, cintos e porta cédulas (12,6%); Celular (13,4%); Perfumes e similares (11%); e joias e relógios (8,4%). Por fim, a Zonas Centro Oeste de Manaus, também optou pelos mesmos itens, no entanto, com percentuais diferentes; vestuário (19,1%); calçados, cintos e porta cédulas (15,4%); Celular (14,5%); Perfumes e similares (13,9%); e joias e relógios (5,1%).

Fonte: G1 Amazonas

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