Desconto de 50% na conta de água é oferecido para usuários de baixa renda, em Manaus
Usuários de baixa renda podem receber benefício de 50% de desconto em tarifas de contas de água, em Manaus. Para solicitar o serviço é preciso apresentar o cartão do programa Bolsa Família, além de documentos pessoais do imóvel.
Quem deseja solicitar o benefício precisa apenas comparecer em qualquer ponto de atendimento ao cliente nos PAC’s e lojas físicas da concessionária. É possível, também, fazer o cadastro com equipes do projeto itinerante “Vem Com a Gente”.
Ao se cadastrar, o cliente obtém 50% de desconto no pagamento da tarifa, pois o benefício recai sobre a primeira faixa de consumo, que automaticamente é estendida de 0 a 10 metros cúbicos para 0 a 15 metros cúbicos por mês. Isso representa 15 caixas de mil litros de água.
Para se cadastrar, o cliente deve atender todos os critérios estipulados no Decreto Municipal, conforme estabelecido no protocolo de intenções do Programa Águas para Manaus (Proama). As regiões com a maior quantidade de clientes cadastrados estão localizadas em bairros das zonas Norte e Leste.
Para quem não tem ligação de água e quer aderir ao programa, é garantida a isenção do valor do serviço da primeira ligação domiciliar, sendo permitida, apenas uma ligação por usuário. Contudo, o consumidor pode ficar sem o benefício se perder o Bolsa Família ou ficar inadimplente após três faturas vencidas, ou cuja ligação apresentar violação, adulteração ou fraude.
Neste caso, o retorno a tarifa social só poderá ser feito a partir de sua regularização junto à concessionária.
“Ao realizar a orientação de consumo aos clientes, a Manaus Ambiental trabalha para reduzir o desperdício, promover o uso adequado às necessidades da família, evitar contas elevadas e aumentar a capacidade de pagamento das contas”, destaca a supervisora de Gestão de Parcerias da Manaus Ambiental, Geaneide Vilhena.
Quem pode se beneficiar?
São beneficiários os usuários da classe residencial cujo titular da ligação de água, proprietário, possuidor legítimo ou inquilino, esteja inscrito no Programa Bolsa Família do Governo Federal. O cliente deve, ainda, possuir ligação de água hidrometrada, sem violação, adulteração ou fraude.
Como é feito o cálculo
O benefício da Tarifa Social recai sobre a primeira faixa de consumo, que será estendida de 0 (zero) a 10 (dez) metros cúbicos/mês para 0 (zero) a 15 (quinze) metros cúbicos/mês, com desconto de 50% (cinquenta por cento).
Documentos necessários
Para se cadastrar e receber o benefício da Tarifa Social é preciso apresentar o Número de Inscrição no Programa Bolsa Família (NIS), documentos que comprovem a titularidade da ligação de água, RG, CPF e comprovante de residência.
Fonte: G1 Amazonas