Chapa “Nova OAB” faz sua inscrição para a presidência de entidade

Já está inscrita para a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) a chapa “Nova OAB”, encabeçada pelo advogado Jean Cleuter e que tem como vice a advogada e professora Omara Gusmão. Ao todo, a chapa conta com 83 advogados, sendo 42 mulheres e 41 homens, o que reforça ainda mais a inclusão feminina nesse novo movimento da categoria.

A chapa tem o forte discurso de mudar o atual cenário da advocacia no Estado e está comprometida em resolver os gargalos encontrados pelos profissionais que não sentem-se acolhidos e representados pela atual gestão da entidade. A eleição acontece no dia 28 de novembro.

“Atualmente, o Amazonas conta com aproximadamente 13 mil advogados e nós queremos que todos eles retomem o orgulho e dignidade de exercer a profissão em nosso Estado. O que existe agora é um verdadeiro monopólio no setor e poucos são os privilegiados em participar diretamente da instituição, que deveria servir para fiscalizar órgãos da esfera pública e privada e não atender interesses próprios de quem a preside”, afirmou Jean Cleuter.

Dentre as principais lutas da chapa estão a independência partidária da entidade e políticas públicas que facilitem a entrada dos novos advogados e advogadas no mercado de trabalho, a transparência na prestação de contas e, principalmente, a alternância na direção da OAB-AM.

Jean Cleuter é referência na advocacia do Amazonas e um dos principais advogados da região Norte. Ele tem especialização em Direito Processual Civil. Graduado em Administração de empresa com habilitação em comércio exterior. Juiz Classista do Trabalho (1998/2001). Conselheiro Federal Efetivo da OAB (2010/2013). Membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda- CARF/ MF (2008/2012). Secretário da Comissão Nacional de Estudos de Direito Tributário da OAB (2010/2013). Professor universitário de Direito Processual Civil (desde 2005). Atua na área jurídica há mais de 20 anos.

Além desse currículo, tem forte participação na melhoria do cenário para os advogados na região, pois foi ele foi o relator do projeto no Conselho Federal da OAB que incluiu a advocacia na Lei Complementar que modificou o Simples Nacional para advogados. Com isso, os profissionais que aderirem ao Simples conseguem economia de pelo menos até 80% no pagamento de tributos.

Já Omara Gusmão é advogada, procuradora da fazenda nacional e professora. “As mulheres ainda têm pouca representatividade nesse meio. Precisamos criar ações para fazer com que elas sejam cada vez mais inseridas e consigam fortalecer o trabalho feminino no setor. Estamos dispostos a fazer uma mudança significativa na forma com que as mulheres atuam no mercado da advocacia no Estado”, assegurou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *