CGL/AM conclui com sucesso mais de 98% dos processos licitatórios em 2018
A Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL/AM) concluiu com sucesso 98,62% dos 217 processos licitatórios já finalizados em 2018.
Ou seja, esses certames não apresentaram nenhum tipo de questionamento e já foram devolvidos aos órgãos solicitantes para finalização das contratações.
Com as licitações finalizadas com sucesso neste ano, a CGL/AM obteve uma economia de R$ 21.236.824,90. Esse valor é quase 14,43% menor do que o montante de R$ 147.180.353,44, que foi previsto para ser licitado inicialmente nesses certames.
De acordo com a CGL/AM, de janeiro a abril deste ano, somente 03 (três) licitações sofreram questionamentos e foram suspensas por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM) até a análise final dos processos. Esse número representa apenas 1,38% do total de certames realizados nos quatro primeiros meses do ano.
Segundo Victor Cipriano, nas licitações, é normal que algumas empresas não concordem com o resultado final e acabem recorrendo da decisão. “Não temos interesse em prejudicar ninguém. Apenas realizamos as licitações conforme prevê a lei. Se alguma empresa discordar de algo, poderá recorrer nos termos previstos na legislação, recurso esse que pode ser aceito ou não, dependendo da robustez das provas e do direito alegado”, salientou o presidente da CGL/AM.
Ao assumir a gestão da CGL/AM, em outubro de 2017, o presidente Victor Cipriano adotou várias medidas de transparência e atos para facilitar a comunicação entre o órgão responsável pelas licitações do Estado e a população. Entre essas iniciativas estão a modernização do site da CGL/AM (www.cgl.am.gov.br), a criação de uma página no Facebook (www.facebook.com/CGLAMAZONAS) e o estabelecimento de um canal de comunicação direto com a presidência da CGL/AM por meio do e-mail presidencia@cgl.am.gov.br.