A qualificação e o crescimento profissional dos alunos é uma busca constante do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). E, nesta semana, na unidade de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), uma turma do curso técnico em Mecânica surpreendeu pelo empenho e criatividade. Um grupo apresentou projetos de mecanismos da disciplina Elementos de Máquinas, utilizando-se de materiais recicláveis.

Segundo o instrutor Cleiton Mafra, o objetivo da atividade prática foi desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. “Nos trabalhos apresentados, juntaram-se conhecimentos da disciplina Elementos de Máquinas e de disciplinas cursadas nos módulos anteriores como Metrologia, Desenho Técnico, Resistência dos Materiais, entre outros”.

Era para ser somente o encerramento de mais uma disciplina não fosse pelo caráter inovador e original dos projetos apresentados e, sobretudo, pelos materiais empregados na produção deles. Diante de prazos apertados e poucos recursos, os alunos foram desafiados pelo instrutor a buscar alternativas mais simples, baratas e que estivessem ao alcance, para desenvolver e aplicar o que aprenderam.

“Professor, não temos tempo nem recurso!”, foi o que afirmaram os alunos, relembra Mafra, quando foi dada a missão para que desenvolvessem os projetos. “Disse a eles que no mercado de trabalho será assim quando estiverem atuando: Não haverá tempo nem recurso, mas sempre vão exigir resultados de vocês!”, conta o instrutor.

Utilizando apenas caixas de papelão, palitos de picolé, seringas e outros materiais descartáveis e reciclados, os alunos deram forma a quatro projetos: um braço robótico, uma escova autônoma, uma serra de disco e um sistema de elevação de cargas.

Para a coordenadora do curso, Déborah Tavares, o instrutor atuou positivamente no processo educacional e na formação dos alunos, indo além do conhecimento teórico.  “Ele os incentivou a desenvolver seu potencial por meio de trabalhos práticos, originais, utilizando recursos de baixo custo e sustentáveis”, ressaltou a coordenadora.

Mais informações: Assessoria de Comunicação do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam)