Brasil tem 13 casos confirmados de coronavírus

Os casos se concentram nos estados de São Paulo (10), Rio de Janeiro (1), Espírito Santo (1) e Bahia (1). Há um caso no DF que aguarda contraprova.

O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil subiu para 13, segundo balanço divulgado na tarde desta sexta-feira, 6, pelo Ministério da Saúde. Houve um aumento de cinco casos em relação a essa quinta-feira, 5.

Os casos se concentram nos estados de São Paulo (10), Rio de Janeiro (1), Espírito Santo (1) e Bahia (1). Há um caso no DF que aguarda contraprova. Ao todo, o país tem 768 casos suspeitos, eram 635 no boletim anterior.

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmaram, na manhã desta sexta-feira (6), o primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-19) no estado.

Trata-se de uma mulher, de 34 anos, que mora em Feira de Santana e retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma.

A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.

O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, medidas de contenção para evitar mais contaminações estão sendo tomadas.

“Trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirma o secretário.

FONTE: Brasil 247

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *