Atleta de luta olímpica do Ctara disputa vaga para os Jogos Pan-Americanos
Com o objetivo de garantir uma vaga nos Jogos Pan-Americanos 2019, o atleta do Centro de Treinamento e Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), Daniel Alves, embarcou nesta quarta-feira (17/4), rumo a Buenos Aires, na Argentina, para participar do Campeonato Pan-Americano de Luta Olímpica, a ser realizado nesta sexta-feira e sábado (19 e 20/4). O secretário de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), Caio André de Oliveira, parabenizou o lutador pela conquista.
“Saber que um atleta está disputando uma vaga nos Jogos Pan-Americanos é excelente. Não tenho dúvidas de que o Daniel fará uma excelente competição e trará resultados positivos para o Amazonas”, ressaltou.
Aos 22 anos, Daniel se prepara para tentar uma vaga para competir nos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em Lima, no Peru, ainda este ano. Ele precisa ficar entre os seis primeiros colocados de sua categoria para ter lugar garantido no Pan. Feliz em poder representar seu Estado, ele está concentrado em seu objetivo.
“Eu me dediquei bastante e estou focado. No treinamento, nós passamos por etapas diferentes e, nesta última semana, me concentrei em bater o peso e concentrar para as lutas”, explicou.
Atleta da categoria Sênior, de até 57kg, estilo livre, Daniel iniciou seus treinos em 2013 e não parou mais. Ele falou sobre sua preparação: “Fiz bastante treino técnico e estratégico, até porque precisamos usar não apenas a força física, mas também o lado cognitivo. Além disso, meu professor explorou os treinos físicos, que permitiram uma melhora considerável em meu condicionamento físico. Estou preparado para enfrentar este desafio e sei que todo o esforço valerá a pena. Poder representar não apenas o Brasil, mas o Amazonas, é uma grande honra e farei o melhor para, se Deus quiser, conseguir uma vaga nos Jogos Pan-Americanos”.
Para o técnico de Daniel, Waldeci Silva, o treinamento foi intenso e agora é hora de colocar em prática. “Daniel fazia quatro treinos diários e se dedicou bastante. Estamos trabalhando há quatro anos para conquistar lugares cada vez mais altos, e o ciclo do Pan é um deles. Confio no potencial do Daniel e sei que ele irá se doar nessa competição”, destacou.
Alto rendimento – Atualmente, Daniel é um dos dois atletas amazonenses da luta olímpica com vaga na Seleção Brasileira. Além dele há também o lutador Kenedy Pedrosa, que é de Manaus, mas treina no Rio de Janeiro. De acordo com Waldeci, a conquista dessa vaga é o caminho para a concretização de um sonho.
“Quem treina no alto rendimento sempre sonha competir internacionalmente e colecionar vitórias por onde passa. Daniel conquistou essa vaga para o Campeonato Pan-Americano em janeiro, e desde lá veio treinando muito. Infelizmente não conseguimos levá-lo para treinar fora de Manaus, que era o mais certo, mas unimos forças, fizemos nossa parte, e agora vamos esperar o melhor resultado para o Amazonas”, finalizou.
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel)