A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), lança, nesta sexta-feira (01/03), às 18h, a primeira edição do ‘Movimento Estadual Março Lilás’ de prevenção ao câncer de colo uterino. O objetivo do movimento é alertar a população feminina sobre os cuidados com este tipo de câncer, que é o mais incidente entre as mulheres no Amazonas.

A abertura do evento ocorrerá na frente da FCecon, localizada na rua Francisco Orellana, n◦ 215, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. Durante o mês de março serão realizadas programações voltadas para promover a importância da realização anual do preventivo (Papanicolau), a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e o uso de camisinha durante as relações sexuais.

O movimento foi criado, em nível estadual, a partir do Projeto de Lei (PL) nº 068/2018, pelo então deputado estadual e hoje secretário estadual de Educação, Luiz Castro, no ano passado, resultando na Lei nº 4.768/2019 decretada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e sancionada pelo governador Wilson Lima, em 11 de janeiro de 2019.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da FCecon