Sociedade Brasileira de Pediatria faz recomendação a médicos do AM sobre novos casos de sarampo
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um alerta aos pediatras do AM sobre novos casos de sarampo no Amazonas. Apesar da diminuição no número de notificações de casos nas últimas semanas de novembro, o país continua a registrar novos casos. Uma nota técnica foi feita junto à Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Os estados do Amazonas e Roraima concentram quase todos os casos do país, de acordo com a nota.
No alerta, a SBP considerou alguns fatos sobre sarampo em todo o país, e principalmente no Amazonas, estado que mais registrou casos notificados de sarampo.
Ao todo, 13 mortes pela doença já ocorreram no Brasil, sendo seis delas registradas no Amazonas durante todo o ano de 2018: três residentes em Manaus, dois no município de Autazes e um em Manacapuru.
Segundo a nota técnica da SBP, os maiores coeficientes de incidência estão em menores de um ano de idade, atingindo até 2 mil casos por 100 mil habitantes só no Amazonas. O estado já registra um surto de sarampo, com 9,4 mil casos confirmados até então.
Apesar da diminuição na notificação de casos nas últimas semanas de novembro, o país continua a registrar novos casos suspeitos e confirmados.
A SBP alertou aos pediatras sobre a importância de se falar sobre a vacinação e o papel do pediatra na orientação da população no combate a falsas notícias e que eles devem estar envolvidos em ações públicas de controle da doença.
Casos no AM
No período de 6 de fevereiro a 22 de novembro, foram notificados 10.904 casos. Destes, 9.477 foram confirmados, o que significa um total de 86,9%. Do total, 1.418 foram descartados e nove permanecem em investigação, segundo o Ministério da Saúde.
O aumento significativo de casos confirmados no Amazonas é resultado de uma força-tarefa realizada em Manaus com o objetivo de encerrar os casos de investigação que foram notificados, principalmente no acumulado dos meses de julho e agosto.
Dos 10,9 mil casos notificados, 8.561 foram notificados em Manaus e 2.343 estão distribuídos nos outros 50 municípios.
Considerando as características sociodemográficas das 10,9 mil, todos são brasileiros e 56% são do sexo masculino. Em relação à faixa etária, o maior número de casos notificados fica entre a população de 15 a 29 anos, representando 45,9% dos casos.
Dos 9,4 mil casos confirmados, 55,9% são do sexo masculino e a maior concentração está na faixa etária de 15 a 29 anos, com 46,5% dos casos, estando 33,3% dos casos concentrados na população de menores de cinco anos.
A incidência dos casos confirmados de sarampo no estado é de 263,9/100.000 habitantes. Quando são calculadas as incidências dos casos confirmados por faixa etária, observa-se, segundo o Ministério da Saúde, uma maior incidência nos menores de um ano, 2.080/100.000 habitantes, faixa etária na qual a vacinação de rotina não é recomendada.
Fonte: G1 Amazonas