Incêndio florestal atinge arredores de Berlim e força retirada de mais de 500 moradores

Foto: Christian Pörschmann/ DPA / AFP

Um incêndio florestal levou à evacuação de três vilarejos próximos a Berlim nesta sexta-feira (24/08), após as chamas cobrirem uma área equivalente a 400 campos de futebol. Mais de 500 pessoas tiveram de deixar suas casas em razão do rápido avanço do fogo perto de Treubenbrietzen, a cerca de 50 quilômetros da capital alemã.

O fogo começou na tarde de quinta-feira. À noite as autoridades já haviam evacuado os vilarejos de Frohnsdord, Klausdorf e Tiefenbrunnen. Durante a madrugada, o vento carregou a fumaça até a capital, em alguns bairros foi pedido aos moradores que mantivessem suas janelas fechadas. Os serviços de emergência receberam diversas ligações de pessoas preocupadas. Durante a manhã, algumas ruas de Berlim estavam esfumaçadas.

Mais de 300 bombeiros foram deslocados até o local do incêndio. Algumas clareiras foram abertas para evitar que o fogo se espalhasse. Os serviços de emergência utilizam helicópteros e canhões de água no combate às chamas. A fumaça podia ser vista a até 10 quilômetros de distância.

A polícia disse que os esforços para conter o fogo foram prejudicados pelo fato de antigas munições da Segunda Guerra Mundial estarem enterradas na floresta. Autoridades locais afirmam que diversas explosões já ocorreram na região.

A maioria dos 540 residentes que tiveram de deixar a região e se abrigaram em casas de familiares, mas várias pessoas tiveram de passar a noite em abrigos.

“Nunca passamos por nada desse tipo, nem mesmo durante a guerra”, disse a moradora de 76 anos Anita Biedermann, enquanto a polícia pedia que ela apanhasse sua identidade, um casaco e medicamentos antes de levá-la para passar a noite em num ginásio nas proximidades.

O fogo prejudicou o tráfego ferroviário local, interrompendo parte do trajeto dos trens. Algumas estradas foram fechadas.

Alemanha atravessa um verão com temperaturas elevadas e poucas chuvas, o que deixou diversas partes do país em alerta para a ocorrência de incêndios florestais. O encarregado das florestas do estado de Brandemburgo, onde fica Treubenbrietzen, disse que cerca de 400 incêndios florestais foram registrados em 2018.

“Espero que o tempo colabore e que os ventos não aumentem”, afirmou. “Estamos implorando por chuvas.”

O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) prevê para esta sexta-feira chuvas esparsas na região.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *