Manaus e 23 cidades do AM não atingiram meta de vacinação contra gripe em 2018
Amazonas não conseguiu atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe neste ano. Pouco mais da metade dos 62 municípios do estado alcançaram a meta. A imunização da influenza continua e há doses da vacina disponíveis para população na capital e no interior.
A cobertura vacinal da gripe no Amazonas – ou seja, o percentual de pessoas vacinadas – foi de 82,87%, de acordo coom a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Manaus e outras 23 cidades amazonenses estão no grupo dos municípios que não atingiram a meta.
Segundo o Ministério da Saúde, 1.130.200 doses da vacina foram distribuídas para o Amazonas e foram aplicadas 871.765 doses até último balanço divulgado em 18 de julho.
A maioria dos municípios, 38 cidades ao todo, consegui vacinar a quantidade ideal de pessoas contra a gripe. As cidades que alcançaram a meta são:
- Anamã
- Apuí
- Autazes
- Barcelos
- Barreirinha
- Beruri
- Boa Vista dos Ramos
- Boca do Acre
- Borba
- Caapiranga
- Canutama
- Carauari
- Careiro da Várzea
- Coari
- Codajás
- Envira
- Fonte Boa
- Humaitá
- Ipixuna
- Iranduba
- Itamarati
- Itapiranga
- Juruá
- Jutaí
- Lábrea
- Nova Olinda do Norte
- Novo Aripuanã
- Pauini
- Presidente Figueiredo
- Santo Antônio do Içá
- São Sebastião do Uatumã
- Silves
- Tabatinga
- Tefé
- Tonantins
- Uarini
- Urucará
- Urucurituba
As regiões Norte e Sudeste apresentaram a menor cobertura vacinal contra gripe do país (86,61%) e (86,9), respectivamente.
Vacinação continua
A vacinação contra gripe foi prorrogada e as doses continuam sendo aplicadas nos postos em Manaus e no interior do Amazonas. O grupo prioritário da vacinação contra gripe inclui gestantes, crianças e seis meses a menores de cinco anos e idosos. Professores e trabalhadores do sistema prisional também podem se vacinar. Além dos grupos prioritários já existentes, o Ministério da Saúde ampliou para a população de 5 a 9 anos e de 50 a 59 anos.
Quem faz parte do público-alvo?
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos
- Idosos
- Pessoas com doenças crônicas
- Grávidas
- Mulheres até 45 dias após o parto
- Trabalhadores da saúde
- Profissionais da educação
- Povos indígenas
- Pessoas privadas de liberdade
- Profissionais do sistema prisional.
A vacina contra gripe é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza. Para 2018, a Organização Mundial da Saúde definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B.
Fonte: G1 Amazonas