Dia Mundial sem Tabaco tem programação em escola do Japiim
No dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco, criado para alertar a população sobre os malefícios do cigarro, que causa milhões de mortes, todos os anos.
Em alusão à data, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), e a Escola Municipal Doutor Geraldo Pinheiro, realizam uma atividade recreativa conjunta, envolvendo em torno de 200 pessoas, entre alunos, professores e profissionais da unidade hospitalar.
O evento será dia 28, na sede da instituição de ensino, na avenida Tefé, bairro Japiim, zona sul de Manaus.
De acordo com a coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, a ação terá início às 8h30, e incluirá gincana, distribuição de brindes e premiação do concurso de melhores desenhos sobre o tema, todos produzidos por estudantes da instituição de ensino. Também participarão da atividade o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), seccional Amazonas, João Marcos Barbosa, e representantes da Divisão Distrital Zona Sul (DDZS).
Marília Muniz destaca que o cigarro é um dos principais fatores de risco do câncer na atualidade e seu consumo está relacionado ao desenvolvimento de neoplasias malignas nos aparelhos respiratório, digestivo e urinário, além das de mama. “Em nossas atividades, procuramos sempre alertar sobre a importância de se abandonar esse mau hábito que, além do câncer, também pode causar doenças cardiovasculares severas, levando à morte. Acreditamos que o processo educativo e de orientação deve ser iniciado ainda na fase escolar, para que as crianças e os adolescentes de hoje, não se tornem dependentes no futuro”, explicou.
O tema será abordado durante a cerimônia de abertura da atividade, levando informação de qualidade aos participantes do evento.
causa, ainda, o aumento dos triglicerídeos (um tipo de gordura no sangue), reduz a quantidade do “bom” colesterol (HDL), ajuda a bloquear o fluxo sanguíneo. Danifica as células que revestem os vasos sanguíneos e aumenta significativamente o acúmulo de placas de gordura, além de causar o estreitamento dos vasos sanguíneos, o que contribui, por exemplo, para os infartos”, alertou Aristóteles.