Dia “D” vacina quase 100 mil pessoas contra a gripe
O Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe, realizado sábado, 12/5, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), imunizou 94.452 pessoas dos grupos prioritários, em apenas 8h de mobilização. Isso corresponde a 22,26% do público-alvo estabelecido pela coordenação.
Este ano, a campanha, aberta pela primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, no Shopping Phelippe Daou, na zona Norte, tem calendário especial na capital amazonense em razão das ações para conter o avanço do sarampo.
“É um número bastante positivo, porque tivemos um dia de muita chuva na capital, desde o início da tarde, e que se estendeu até o começo da noite. A campanha prossegue até o dia 8 de junho, mas já temos quase um quarto da meta cumprida”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.
Para o Dia “D”, a Semsa disponibilizou 626 postos de vacinação em toda a cidade, dos quais 177 foram volantes para atender áreas estratégicas em diversas comunidades de Manaus. Quem faz parte do grupo prioritário e não se vacinou no dia “D”, pode procurar, a partir desta segunda-feira, 14/5, qualquer uma das 183 salas de vacina da rede pública para ser imunizado.
O público alvo é de 424.402 pessoas e a meta é vacinar 90% deste total. Para isso, são disponibilizadas em torno de 450 mil doses de vacina. A campanha é voltada para indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas (aldeados e assistidos pela SESAI), crianças na faixa etária de seis meses a menor de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinha dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber o imunobiológico, assim como, os professores também deverão apresentar documentos (crachá, contra cheque ou outro documento) que comprovem a profissão.
A vacina contra influenza é trivalente, constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença. É contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.
Quem foi vacinado contra o sarampo recentemente, pode receber a dose contra a gripe. Inclusive, as crianças que não estiverem com o registro da Tríplice Viral atualizado, receberão o imunobiológico simultaneamente. O agendamento da vacinação do grupo prioritário impossibilitado de locomoção acontecerá pelo telefone 0800-280-8280 no período de 14 a 30 de maio. O atendimento de vacinação dos acamados acontecerá no período de 04 a 08 de junho.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil e pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco (crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diversa, assim como a infecção pode afetar de forma diferente as pessoas.
Fotos: Mário Oliveira / Semcom