Idam distribui 17 mil mudas de castanha aos agricultores do interior do AM
O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), distribuiu 17.800 mudas de Castanha do Brasil no interior do Amazonas.
As mudas foram doadas ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam) pela Agropecuária Aruanã. As mudas foram distribuídas em áreas com tradição de produção de castanha e vão ser plantadas ao longo do mês de abril e maio.
Amaturá recebeu na quarta feira (25/04) 5 mil mudas de Castanha do Brasil para produtores de oito comunidades: Umarirana; São João; Eureka; Ceilão; Cordeiro de Deus; Tambaqui; Bom Pastor; e Nova Itália. As mudas foram distribuídas pelos técnicos das unidade local do Idam em parceria com com a prefeitura. Os produtores das comunidades cadastradas e aptas a receber as mudas em Amaturá receberam a doação na praça central do município.
O agricultor Egberto Inácio, da comunidade Umarirana, na margem direita do rio Solimões, agradeceu pelo recebimento das mudas e pelo apoio dos técnicos do Idam local. Ele recebeu 150 mudas, das 650 que foram destinadas para a sua comunidade.
“O bom das mudas de Castanha é que podem ser plantadas no meio da roça de mandioca e quando for colher a mandioca permanece as castanheiras, aí é só cuidar, adubar, e fazer o devido tratamento e esperar a colheita”, disse Egberto. “Não espero colher as castanhas desse novo plantio, mas sim deixar para os filhos, que certamente também farão o proveito desse plantio. É isso que me alegra saber que vou deixar uma fonte de renda para meus filhos e netos”, complementou o agricultor.
Segundo o gerente da unidade local, essa iniciativa é bem oportuna, pelo fato do município ser reconhecido tradicionalmente como grande produtor de Castanha do Brasil na região do Alto Solimões. “Sobretudo por estar instalada aqui uma Usina de Beneficiamento de Castanha, cuja capacidade de beneficiamento é 200 toneladas por safra”.
A partir da introdução de novas castanheiras, ou seja, haverá o aumento da área cultivada e com isso espera-se um aumento gradativo da produção local com o passar dos anos. “No sexto ano, essas mudas que serão plantadas agora deverão iniciar a produção, o que consequentemente irá aumentar a oferta de castanha para usina, gerando mais emprego e renda aos produtores”, frisou o gerente.
A unidade local do Idam irá prestar o devido acompanhamento e assistência técnica, junto aos produtores rurais.
Outros municípios também foram beneficiados com as mudas de castanha: Beruri, que recebeu 6.400 mudas; Manicoré, 3.800; Uarini, 1.000; Manaus, 400; Careiro da Várzea e Anori 950. Em breve, outros municípios também deverão receber as mudas.
“Trata-se de uma atividade de parcerias, recebemos as mudas da Agropecuária Aruanã, encaminhamos para os municípios, que são distribuídas pelos técnicos do Idam, juntamente com as prefeituras. Além de beneficiar os agricultores, é também um incentivo, para reposição das áreas antropizadas. Haverá também a inclusão de outras espécies, como açaí, cupuaçu e cacau”, enfatizou o diretor de assistência técnica e extensão florestal do Idam,Malvino Salvador.