México rejeita ameaças e ‘falta de respeito’ dos EUA
As ameaças e faltas de respeito nunca serão justificáveis na relação com os Estados Unidos, afirmou ontem (05/04) o presidente do México, Enrique Peña Nieto, em resposta a uma nova escalada de tensões sobre migração e segurança fronteiriça com a administração de Donald Trump.
“Trata-se de uma relação intensa e dinâmica (com os Estados Unidos), que naturalmente também nos apresenta desafios. Mas esses desafios nunca justificarão atitudes ameaçadoras e faltas de respeito entre nossos países”, disse Peña Nieto em mensagem de vídeo divulgada por suas redes sociais.
Na mensagem, Peña Nieto também pediu a Trump que não lançasse sobre os mexicanos a sua frustração por assuntos relativos à política interna americana.
“Se suas recentes declarações derivam de uma frustração por assuntos de política interna, de suas leis, ou de seu Congresso, dirija-se a eles, não aos mexicanos. Não vamos permitir que a retórica negativa defina nossas ações”, acrescentou.
Trump anunciou nesta quinta-feira que enviará entre 2 mil e 4 mil integrantes da Guarda Nacional à fronteira com o México para frear a entrada de imigrantes ilegais, depois de uma escalda de furiosas mensagens nas quais acusa o país latino-americano de não tomar medidas para frear o fluxo de pessoas.
Além disso, ameaçou retirar o país do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), um acordo criticado por Trump, mas que é fundamental para a economia mexicana.