Yedo Simões eleito presidente do Tribunal de Justiça do AM

O desembargador Yedo Simões de Oliveira foi eleito ontem (27),  como novo presidente da Corte Estadual para o biênio 2018-2020, gestão que se inicia em 4 de julho deste ano.

Na mesma ocasião, os desembargadores Wellington José de Araújo e Lafayette Carneiro Vieira Júnior foram escolhidos para ocupar, respectivamente, a vice-presidência e a corregedoria-geral de Justiça do Tribunal, para o mesmo mandato de dois anos.

Único nome inscrito para o cargo de presidente, Yedo foi aclamado pelos pares para o comando da Corte Estadual. Para o cargo de vice-presidente, os candidatos inscritos eram os desembargadores Sabino da Silva Marques e Wellington Araújo, que foi eleito com 18 votos, contra cinco recebidos pelo concorrente.

A votação para escolha para o cargo de corregedor de Justiça foi marcada pelo debate sobre a presença, na lista de candidatos, de desembargadores que não estão entre os mais antigos da Corte Estadual.

Formalizaram candidatura para disputar o cargo os desembargadores Domingos Jorge Chalub Pereira, Paulo César Caminha e Lima, João Mauro Bessa, Cláudio César Ramalheira Roessing, Wellington José de Araújo (este, eleito vice-presidente e, portanto, retirado da lista para votação este cargo), e Lafayette Carneiro Vieira Júnior.

Por 17 votos a dois, prevaleceu o entendimento de que a votação deveria ser realizada considerando os seis nomes originalmente inscritos.

Corte Eleitoral

Na sessão desta terça, também foi realizada a eleição para escolha dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Para as duas vagas de membro titular na classe de magistrados/desembargadores – que correspondem aos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-AM – foram aclamados os nomes de João Abdala Simões e Aristóteles Lima Thury.

Da mesma forma que, para a vaga de magistrado/desembargador substituto (suplente) foi aclamado o nome de Jorge Manoel Lopes Lins. Os nomes dos três magistrados serão encaminhados à presidência da Corte Eleitoral que, posteriormente, em sessão Plenária, definirá entre os nomes de João Simões e Aristóteles Thury, aquele que ocupará o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas e o cargo de vice-presidente/corregedor.

Após sua aclamação, o próximo dirigente do TJAM, desembargador Yedo Simões, revelou a intenção em empreender avanços na administração da Corte, em dar continuidade a ações que ele considera vitoriosas desenvolvidas pela atual gestão do desembargador Pascarelli e a focar em ações voltadas para o fortalecimento do Poder Judiciário no interior do Estado.

Promoção de juízes

O primeiro item da pauta administrativa da sessão de terça-feira foi a votação para promoção de mais dois juízes de entrância inicial (interior) para o cargo de juiz de direito auxiliar de segunda entrância (capital), considerando os critérios de merecimento e antiguidade.

Os eleitos ocuparão dois dos 12 cargos criados pelo TJAM nos termos da Lei. 178, de julho de 2017, que alterou dispositivos da Lei Complementar nº 17/1997. As vagas foram abertas pelo Edital 11/2017-PTJ/TJAM, publicado no Diário da Justiça Eletrônico de 20 de outubro do ano passado.

Para a vaga aberta pelo critério de merecimento, foi promovida a juíza de Direito Ana Paula de Medeiros Braga, atualmente titular da 2ª Vara da Comarca de Iranduba. Pelo critério de antiguidade, por aclamação, foi promovida a juíza de Direito Sheilla Jordana de Salles, que está como juíza titular da Vara Única de Anamã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *