3 lugares para ir em Santigo e ver a história do Chile por outro prisma

#1- Na casa de Neruda(fundacionneruda.org/museos/casa-museo-la-chascona)

Chile deveria ser sinônimo de Pablo Neruda, o poeta que imortalizou esse país em poemas e crônicas e ganhou o Nobel de Literatura de 1971.

E a parada para saber da história dele, das suas paixões, dos seus hábitos que se cruzam com a história da revolução no país e da resistência à ditadura militar precisa passar pela Casa Museu La Chascona. Uma construção em forma de navio, localizada no boêmio bairro Bellavista, em Santiagoe uma das três casas construídas para Neruda.

Ali estiveram exilados nomes como o poeta amazonense Thiago de Melo, autor do poema imortal “Estatutos do Homem”. Afora esse fato, dezenas de objetos, livros e móveis podem ser vistos e a cada canto um conto sobre o que ali acontecia. A casa foi erguida em 1953, para sua terceira mulher, Matilde Urrutia.

   

#2 – Bar Liguria (www.liguria.cl)

 Aos 26 anos o Bar Liguria lançou livro que tenta retratar sua gastronomia, drinques e a atmosfera boêmia. Mas para viver a experiência de um bar clássico é preciso estar nele e conhecer um pouco da história da boemia chilena.

O Ligura encontra-se em três endereços no Bairro de Providencia, sendo o da Av. Providencia, situado bem próximo da estação de metrô Manuel Montt, o mais conhecido e tradicional entre eles. As paredes repletas de pinturas coloridas, gravuras, placas e tantos outros enfeites fazem do bar uma espécie de galeria.

No menu, ilustrações de cordel chileno. Sim, eles também têm cordel. Experimente a tábua de queijos e frios, mas aposte nas cervejas de diferentes países ou na longa carta de vinhos. Vale cada centavo e muitas fotos!

  

# 3– Museu de Arte Pré-colombiana(www.precolombino.cl)

Obras de todas as etnias ancestrais do povo chileno são um capítulo à parte. Foge das pinturas de grandes artistas e passa por obras que vão desde objetos, ossos e outros artefatos que pertenciam e foram feitos pelos indígenas antes da colonização espanhola na América do Sul, como roupas, esculturas e cerâmicas até um acervo sobre as civilizações da Mesoamérica, Intermediate, Caribe, Amazônia, Centro dos Andes, Sul dos Andes e Chile.

Não perca as cerâmicas minuciosamente decoradas na galeria da Amazônia, que destaca a cultura das sociedades indígenas da Floresta Amazônica. Dispense atenção também para os instrumentos musicais andinos, arte em ouro e prata do Império Inca.

    

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *