Evento Abril Cultural Indígena acontece no Largo São Sebastião

O Largo São Sebastião, no centro de Manaus, é palco das comemorações do Abril Cultural Indígena, evento capitaneado pela Fundação Estadual do Índio (FEI), em alusão ao Dia do Índio, comemorado no último dia 19 de abril.

Com o tema “Fortalecendo a cultura, economia e a cidadania”, o evento acontece hoje  (28/04) e traz diversas atividades, como apresentações de rituais indígenas e venda de artesanato. De acordo com o diretor-presidente da FEI, Amilton Gadelha, trata-se de uma oportunidade inédita de ocupação das comunidades indígenas de um local tão simbólico para a cidade, como o Largo São Sebastião.

“Pela primeira vez na história da Praça São Sebastião, ela é aberta para receber os indígenas, tanto das organizações quanto os populares que moram aqui em torno de Manaus, que já são mais de 50 mil indígenas, que representam mais de 35 etnias, falante de quase 29 línguas diferentes”, destacou.

Entre as atrações está a encenação do Ritual da Tukandeira, que representa a passagem dos meninos para a vida adulta. De acordo com o historiador Geter Sateré Mawé, os indígenas ficam muito satisfeitos de poder mostrar um pouco de sua cultura para a sociedade manauara.

O evento prossegue neste sábado (28/4), a partir das 9h, com a realização de um mutirão de cidadania, além das apresentações de danças, cantos e rituais indígenas, como o Ritual da Moça Nova.

FOTOS: Roberto Carlos / Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *