“Xô Mosquito” abre alas para o carnaval de Manaus
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) realiza, está realizando nesta sexta-feira (1º/3), desde às 9h, a ação de prevenção contra dengue, zika e chikungunya, no Sambódromo de Manaus, situado na avenida Pedro Teixeira, nº2565, visando a preparação para o carnaval de Manaus, que acontece neste fim de semana.
Além disso, a FVS convidará a população para o Bloco da Saúde: Xô Mosquito, que deve levar 1.500 foliões para o Sambódromo de Manaus, no sábado (02/03). O bloco, idealizado pela FVS-AM, tem como tema o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, além de divulgação sobre uso de preservativo no carnaval, a doação de sangue e medidas protetivas para prevenção de tuberculose.
Dados – As três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti estão em queda no estado. Em janeiro de 2019, houve redução de 100% nas notificações de zika, não tendo sido registrado nenhum caso. No ano passado, no mesmo período, foram 35 casos notificados.
Já a dengue reduziu 48%, com 356 casos notificados em 2019. Em 2018, foram 687 casos. A chikungunya caiu 33%. Foram 16 casos em 2019, contra 24 notificações no ano passado.
Mais informações: Assessoria de Imprensa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas