Vem com a Gente pretende implantar 90 mil metros de redes de água tratada na cidade ao longo de 2021
Programa de relacionamento da Águas de Manaus já atendeu mais de 1,2 milhão de moradores da capital
Criado pela Águas de Manaus em agosto de 2018, o programa de relacionamento “Vem Com a Gente” (VCG) está implantando uma série de melhorias pela cidade, levando água tratada a regiões que antes não tinham. Além de aproximar a empresa da população, o programa promove a regularização do abastecimento na cidade e se tornou um dos maiores aliados no combate ao desperdício de água. Cerca de 250 mil imóveis e 1,2 milhão de pessoas já foram visitados e beneficiados pelas equipes do VCG.
Ao longo de 2021, O Vem Com a Gente estará ainda mais presente no dia a dia dos manauaras. Atualmente, as equipes do programa atuam em dois bairros simultaneamente: Dom Pedro (zona Centro-Oeste) e Japiim (zona Sul). Nas próximas semanas, os bairros Morro da Liberdade, Santa Luzia e Crespo devem receber o VCG. Nos últimos meses, novos agentes de saneamento foram contratados para ampliar as equipes nesta nova fase do Vem com a Gente.
Nos 33 bairros visitados até hoje pelo Vem Com a Gente, um dos principais trabalhos executados é o de extensão de redes de água tratada. Mais de 63 mil metros de novas redes de abastecimento já foram implantados, beneficiando principalmente moradores de regiões vulneráveis como becos, escadarias e áreas de palafita ou rip-rap. Moradores destes locais são também cadastrados na tarifa social, um benefício que concede 50% de desconto no valor das faturas para pessoas de renda menor.
Apesar de residirem em bairros antigos da cidade, a maioria dos moradores dos locais que receberam as novas redes de água jamais contou com abastecimento regular. É o caso do aposentado Pedro José da Silva, o “seu Pernambuco”, 75. Morando no beco Pedro Teixeira, no Dom Pedro, há 21 anos, ele encarava uma realidade difícil para conseguir água. “Desde que cheguei aqui, conseguir água era um sacrifício. Geralmente, tinha que buscar em cacimbas ou poços. Os canos que chegavam até aqui passavam por dentro do igarapé e, toda vez que chovia e a água transbordava, eles eram arrancados. Pensei que nunca teria água na torneira. Mas, tudo isso mudou no ano passado, quando a empresa veio até aqui, cadastrou todo mundo e colocou as ligações para cada casa. É uma maravilha ter água limpinha em casa”, garante seu Pernambuco. Assim como o aposentado, outras 67 mil pessoas de regiões de vulnerabilidade foram beneficiados com água tratada, saúde e dignidade.
EXPANSÃO – Com as novas frentes de trabalho, o Vem Com a Gente deve passar por todos os bairros da cidade até o ano que vem. De acordo com o gestor do programa, Waldyr Vilanova, a população percebe as melhorias assim que as equipes do VCG chegam no bairro. “Somos um programa de aproximação com a sociedade manauara e os resultados nos dão muito orgulho. Queremos chegar ao fim do ano com pelo menos 150 quilômetros de rede implantados em becos, palafitas e rip-rap. A meta é atender em torno de 200 mil pessoas apenas nas regiões vulneráveis. Toda cidade vai receber a visita do VCG”, acrescenta Villanova.
Em 2019, a Águas de Manaus teve o trabalho do Vem Com a Gente reconhecido internacionalmente com o prêmio Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma da ONU, voltada para empresas alinharem suas estratégias à sustentabilidade. Intitulado de “De marginalizados a protagonistas: dignidade e inovação para as regiões de palafitas e ocupações irregulares em Estados do Norte e Nordeste do Brasil” o projeto fez o grupo Aegea vencer o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento.
DE CASA EM CASA – Ao chegar em um bairro, os agentes do VCG passam por todas as ruas, verificando cada residência e realizando a troca de hidrômetros, cavaletes e a correção de vazamentos. Caso o cliente possua algum tipo de irregularidade, a regularização também é feita e o cliente é encaminhado para o ponto de atendimento itinerante instalado no bairro visitado pelo Vem Com a Gente.
Nestes locais, a equipe de atendimento da Águas de Manaus atende solicitações e renegocia débitos em condições flexíveis. O atendimento também realiza o cadastro na tarifa social e outros serviços, como a troca de titularidade. Após deixar o bairro, o VCG ainda deixa uma equipe permanente no local, que fica responsável por acompanhar as demandas daquela área, auxiliando na manutenção do trabalho que foi realizado e resolvendo pendências que possam aparecer.
“Muitas das pessoas que foram beneficiadas pelo Vem Com a Gente passaram décadas sem receber água tratada na torneira. Em vários casos, a fatura de água se tornou o primeiro comprovante de residência de um morador de palafita. Por isso, é muito gratificante construir essa relação de confiança e proximidade com o cliente. Estamos levando saúde, qualidade de vida e dignidade para essas pessoas”, disse o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis.
PONTOS DE ATENDIMENTO – Os pontos itinerantes do Vem Com a Gente encontram-se atualmente em dois locais da cidade: na Associação de Moradores do Dom Pedro (rua Plácido de Castro, 2) e no Centro Comunitário do Japiim I (Rua Projetada, s/n, atrás da Escola Ondina de Paula Ribeiro), além do ônibus Itinerante próximos as equipes. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. As medidas de distanciamento social e de higienização estão sendo tomadas nos pontos físicos do VCG.
Fonte: Assessoria de Comunicação