Universidade recebe doação do acervo bibliográfico de Ruy Lins
Na tarde desta sexta-feira (23), a biblioteca da Universidade Nilton Lins recebeu a doação do acervo bibliográfico pessoal de Ruy Alberto Costa Lins, irmão mais velho do fundador da instituição, Nilton Lins. O evento contou com a presença da família, que oficializou a entrega do acervo em uma cerimônia realizada no Salão Nobre da Biblioteca Aderson Dutra.
Ruy Lins, reconhecido advogado e economista, deixou um legado importante na área acadêmica e profissional do Estado. Além de ter sido professor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), também ocupou a direção da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em 1979. Sua dedicação à educação e ao desenvolvimento econômico da região amazônica o tornou uma figura emblemática no meio acadêmico e empresarial.
Mestre em Análises Econômicas pelo Conselho Nacional de Economia, Lins ocupou a cadeira número 10 da Academia Amazonense de Letras e publicou vários livros com temas relacionados à história e ao desenvolvimento do Estado, como: Principais Linhas de Ação da Superintendência da Zona Franca de Manaus e Institucionalização do Conceito de Amazônia Ocidental: Políticas e Estratégias para sua Ocupação e Desenvolvimento.
A doação do acervo bibliográfico de Ruy Lins representa um marco significativo para a Universidade Nilton Lins. Composta por livros, artigos, documentos, imagens, medalhas e outros materiais, a coleção será um valioso recurso para estudantes, pesquisadores e professores, enriquecendo o conhecimento disponível na instituição.
“É importante para o Estado, para a Universidade e para a nossa história familiar que este vasto material produzido por Ruy Lins, esteja dentro da academia fundada pelo seu irmão mais novo e meu pai. Ambos foram fundamentais para o desenvolvimento do Amazonas e agora estes legados se unem e estarão à disposição da sociedade”, destacou a Reitora Gisélle Lins Maranhão.
De acordo com os filhos de Ruy Lins, Frederico e Alexandre Pessoa Lins, o vasto acervo ainda não foi totalmente catalogado e muitos outros materiais ainda serão encaminhados para a Universidade.
“Estamos muito contentes e agradecidos por este espaço que a Universidade abriu para o legado pessoal e profissional de nosso pai. Ainda há muita coisa para resgatar e que posteriormente será trazida para a academia, com consequências positivas para Manaus e todos os pesquisadores interessados em conhecer aspectos econômicos e sociais de nosso estado durante este período”, afirmaram os irmãos.