Ultramaratonista Vitor Gadelha vai fazer a travessia do Rio Negro de ida e volta
O ultramaratonista Vitor Gadelha, 24, se prepara para um desafio inédito no Amazona: a travessia do rio Negro – ida e volta. A prova deve acontecer entre os dias 15 e 17 de outubro deste ano – a escolha da data acontece de acordo com as condições climáticas – e todo o percurso será transmitido ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais Instagram e Facebook. O desafio “Travessia Rio Negro 2x” tem patrocínio da DPC Empreendimentos e TW Comércio.
A primeira travessia oficial do rio Negro foi realizada no ano de 1970. Batizada em homenagem ao patrono da Marinha do Brasil, a Travessia Almirante Tamandaré se tornou o principal evento de águas abertas do Norte do Brasil por décadas. Apesar do sucesso, em alguns anos, ela deixou de ser realizada, ou, quando muito, foi feita apenas em formato de circuito.
O evento voltou a ser organizado como travessia, a partir do ano de 2013, com a chegada do Rio Negro Challenge. “A travessia sempre foi uma prova que eu tive vontade de fazer. Quando eu comecei a nadar, ela já era (disputada) em um circuito, já não era travessia em si, e eu sempre fiquei com essa curiosidade de nadar. Quando o Rio Negro Challenge organizou pela primeira vez a travessia, eu me inscrevi, nadei a prova e como eu comecei a fazer ultramaratonas, eu pensei: já que já fiz uma vez, por que não, fazer ida e volta?”, diz Gadelha.
De fato, em 50 anos de existência da prova, ninguém jamais ousou fazer a travessia em ida e volta. “A ficha ainda não caiu do que está sendo feito. Fico muito feliz de estar metendo a cara. Estar tentando, me esforçando para este desafio. Tenho um sentimento de orgulho por isso”, revela.
Para fazer a prova, Vitor treina forte. São seis quilômetros de treino todos os dias na piscina da Aquática Amazonas, na zona Centro-Sul, além dos treinos de fortalecimento muscular, e toda a parte de nutrição e fisioterapia.
“Além da parte de preparação física, tenho um acompanhamento psicológico, então a gente está fazendo tudo da melhor maneira possível, para realizar este desafio bem”, finaliza.
Histórico
Vitor detém o recorde de amazonense que nadou a maior distância da história. O feito foi alcançado quando ele completou os 48 quilômetros do Big Island Swimming Association (Bisa), em 17h01 – recorde absoluto da prova, em 2021.
Além do Bisa, Gadelha já nadou provas como a 14 Bis (SP); Do Leme ao Pontal (RJ); Travessia da ilha do Mel (PR); além da Travessia de Capri a Napoli, na Itália.
Vitor Gadelha é atleta da Aquática Amazonas e conta com uma equipe multidisciplinar formada por Raphaela Cabral (nutricionista), Francisco Coelho (fisioterapeuta), Samir Barel (head coach), Mauro Vieiralves (técnico), e é patrocinado DPC Empreendimentos e TW Comércio.
FOTO: Leanderson Lima