Treinamento Comportamental: a tendência que está transformando as empresas no AM

Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que desejam se manter relevantes precisam ir além de metas e indicadores. Elas precisam de pessoas. Mais precisamente, de equipes alinhadas, engajadas e capacitadas. É nesse ponto que investir no desenvolvimento humano, por meio de treinamentos comportamentais, deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade estratégica.

De acordo com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que há 18 anos realiza o “Panorama do Treinamento no Brasil”, a busca por estes treinamentos tem crescido significativamente, tanto no setor privado quanto no público e em 2024 representaram 47% das iniciativas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), um crescimento de 24% em comparação a 2023.

Ainda segundo estudo da Harvard Business Review, organizações que investem em treinamento comportamental registraram um aumento médio de 22,4% nesse quesito.

Na avaliação da treinadora comportamental Hélida Tavares, essa mudança reflete a compreensão de que o comportamento tem impacto direto no desempenho profissional, na qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, na produtividade.

“A tendência é que esse tipo de capacitação continue crescendo, pois investir no desenvolvimento humano não apenas melhora o desempenho das equipes, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, com redução no número de faltas e na rotatividade de pessoal, por exemplo”, acrescenta.

DINÂMICA
Atenta a este setor, Hélida fundou em 2022 o Instituto Inspiração Hub da Amazônia, que promove programas de treinamento voltados para o desenvolvimento comportamental em Manaus e região, a partir de metodologias inovadoras e foco na transformação pessoal e profissional, auxiliando empresas e órgãos públicos a prepararem melhor seus colaboradores para os desafios do mercado de trabalho.

Gestora executiva de Negócios pela Universidade de Negócios em São Paulo, a especialista destaca que durante os treinamentos, são utilizadas abordagens dinâmicas de quebra de padrões de comportamentos que prejudicam a saúde física, mental e espiritual, assim como técnicas de interação de alta frequência vibracional e procedimentos de autoavaliação comportamental de hábitos a serem melhorados.

“Temos paixão por treinar pessoas. O nosso carro-chefe é o curso de ‘Liderança Inspiradora’ e o de ‘Oratória e Gravação de Vídeo’, que vêm ajudando líderes a terem comportamentos, condutas e hábitos mais ajustados a uma liderança de impacto”, explica Hélida Tavares, presidente da instituição premiada em 2024 pelo Instituto André Kaercher, maior centro de formação de treinadores comportamentais do Brasil.

VALORIZAÇÃO
O Instituto Inspiração atua com metodologias que estimulam o protagonismo individual sem perder de vista a força do coletivo.

Cada treinamento é desenhado de forma personalizada, considerando o perfil da equipe e os objetivos estratégicos da organização. Mais do que “workshops motivacionais”, os programas oferecidos são experiências transformadoras.

“Quando a empresa investe no crescimento das pessoas, ela está automaticamente investindo no próprio sucesso, pois equipes que se sentem valorizadas se tornam mais colaborativas, produtivas e criativas. Por isso, não trabalhamos apenas com técnicas. Trabalhamos com gente. E gente se desenvolve em um ambiente de confiança, escuta e propósito”, explica a especialista, que tem centenas de profissionais – de empresas privadas ao setor público – capacitados em seu currículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *