Seminário em Manaus debate situação dos Yanomami
Antropólogos, magistrados, procuradores e representantes dos povos indígenas e das Forças Armadas vão debater a situação dos Yanomami no Seminário “A visão das entidades na questão Yanomami”, no dia 24/8, da 9h às 12h, no Fórum Trabalhista de Manaus, na Rua Ferreira Pena, Centro. O evento integra a 6ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor) que acontece em Manaus no mesmo período.
A abertura do seminário será feita pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, e pela presidente do Coleprecor, desembargadora Ana Carolina Zaina, presidente do TRT da 9ª Região (PR). Presidentes, corregedores e servidores dos 24 TRTs do Brasil estarão presentes no evento.
Programação
Logo após a abertura oficial do Seminário haverá a apresentação do Programa ‘Mujeres Fuertes’, pela procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, Alzira Melo Costa. O bloco de palestras tem início com o tema “A contribuição do MPT para a questão Yanomami”, pela procuradora do MPT Edelamare Barbosa Melo. Em seguida, o tema “Por uma educação Indígena Plural: Desafios e Possibilidades das Instituições de Ensino no Amazonas” será abordado pela professora Maria Francisca Morais de Lima, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Seguindo a programação do Seminário, o segundo bloco de palestras abordará a temática: “A realidade das Crianças e Adolescentes Yanomami e de Outras Etnias”, pelo antropólogo e representante indígena Jaime Diakara. Na sequência, a “Relação entre os Órgãos Estaduais Roraimenses e os Yanomami” é o tema do Dr. Edson Damas, procurador de Justiça. Na sequência, haverá aula magna ministrada pelo general do Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante militar da Amazônia, com a temática “A logística das Forças Armadas na Ajuda aos Yanomami”. O seminário encerra com uma apresentação dos povos originários.
O que é: Seminário “A visão das entidades na questão Yanomami”
Data: 24 de agosto de 2023
Local: Fórum Trabalhista de Manaus, na Rua Ferreira Pena, Centro.
Hora: das 9h às 12h