Promperú impulsiona comércio transfronteiriço com o Brasil em missão comercial e logística em Manaus
O Peru avança em sua estratégia de aproximação comercial com o Brasil. De 2 a 4 de julho, a Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (Promperú) lidera uma missão comercial e logística na cidade de Manaus, um ponto estratégico para impulsionar o comércio transfronteiriço e explorar novas oportunidades para a oferta exportável peruana.
No dia 2 de julho, o evento acontecerá no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, no dia 3, no Hotel Holliday Inn. No dia 4 de julho, haverá visitas técnicas em instituições e empresas de Manaus. O evento tem ainda apoio institucional da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Federação das Empresas de Transportes de Cargas da Amazônia (FETRAMAZ).
A missão reúne dez empresas peruanas dos setores de alimentos, vestuário e artigos plásticos para o lar. Produtos como grãos andinos, azeitonas, cacau e seus derivados, além da maca, óleos essenciais e embalagens plásticas representarão o melhor da biodiversidade peruana.
No segmento de vestuário, a proposta inclui camisetas de algodão (malha) e produtos do setor denim, voltados para atender a demanda do mercado de sourcing. Durante a rodada de negócios, estão previstas pelo menos 80 reuniões comerciais com empresas da zona de fronteira.
Paralelamente, será realizada a Rodada de Negócios Logística, que reunirá 12 instituições públicas e privadas de ambos os países. Um espaço para formar parcerias, identificar soluções e aproximar os setores logísticos do Peru e do Brasil, num contexto em que conectividade e eficiência são fatores decisivos para o crescimento do comércio exterior.
EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES
Manaus, capital do estado do Amazonas, concentra uma das zonas econômicas mais dinâmicas do Brasil. Sua localização estratégica, seu porto fluvial e sua condição de centro industrial e comercial fazem da cidade um destino importante para expandir a presença peruana.
Atualmente, as importações em Manaus superam os 12 bilhões de dólares. Embora o comércio formal entre o Peru e o estado do Amazonas ainda seja limitado, as exportações peruanas já ultrapassam os 43 milhões de dólares, principalmente em produtos industriais e não tradicionais como folhas de polietileno, carmim de cochonilha, tecidos, azeitonas, orégano e utensílios de cozinha de plástico.
O Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru, Mincetur, por meio da PROMPERÚ, atua de forma articulada com a Embaixada e o Consulado do Peru no Brasil, além de setores públicos e privados, para fortalecer as operações de comércio exterior, melhorar a conectividade logística e aproveitar infraestruturas estratégicas como os corredores interoceânicos e o Megaporto de Chancay. Um esforço que contribui para conectar o Peru aos principais mercados e gerar novas oportunidades para as empresas nacionais.
O evento é gratuito, mas voltado a empresários, investidores e representantes de instituições comerciais e industriais. Para participar da rodada de negócios, é necessário realizar inscrição prévia pelo link https://www.sympla.com.br/evento/missAo-comercial-e-logIstica-peru-brasil—02-e-0307—auditorio-senai-antonio-simoes-m-copia/3001419.
Programação:
Dia 02/julho:
• 8h30-13h10 – Mesa Redonda Logística Binacional Peru-Brasil
• 14h30-18h30 – Seminário de Oportunidades Comerciais Peru-Brasil
Dia 03/julho:
• 9h00-17h00 – Rodada de Negócios com empresas peruanas produtoras de alimentos, vestuário, produtos para o lar e óleos essenciais, e empresas de serviços logísticos
Inscrições por meio do Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/missAo-comercial-e-logIstica-peru-brasil—02-e-0307—auditorio-senai-antonio-simoes-m-copia/3001419
SERVIÇO:
O QUÊ: Missão Comercial e Logística Peru-Brasil
QUANDO: Dia 2 de julho – Auditório do SENAI-AM (Av. Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial)
Dia 3 de julho – Rodada de Negócios no Hotel Holiday Inn (Av. Rodrigo Otávio, 3721)
HORÁRIO: 9h às 17h