Projeto de Pesquisa leva sistema solar piloto à comunidade Nova Esperança, no Rio Negro
Energia elétrica solar já é uma realidade para alguns moradores da comunidade ribeirinha Nova Esperança, zona rural de Manaus. Estudantes do projeto Star-Energy, realizado em parceria pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Coventry, com o incentivo da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), instalaram em junho, em caráter piloto, um sistema autônomo de eletrificação para toda a comunidade.
Na primeira etapa foi realizada uma análise de dados, gerados a partir de questionários aplicados previamente pelos pesquisadores, que ajudou na seleção da comunidade e das casas participantes.
A instalação das placas contou com apoio direto dos moradores, que receberam ainda junto aos pesquisadores e equipe técnica, orientações sobre os padrões de segurança e consumo consciente de energia solar, bem como uma cartilha informativa sobre as recomendações do uso do sistema.
Outra novidade é que além das placas solares, a comunidade passou a contar com um sistema de medição meteorológica com a finalidade de coletar dados importantes para o monitoramento e avaliação do projeto.
Fonte: FAS Amazonas