Pescadores de Manacapuru denunciam irregularidades para receber seguro defeso.
Receber o seguro defeso ficou mais dificil para pescadores de Manacapuru, além da espera de até 8 horas que alguns passam na fila, os beneficiários estão denunciando descontos que estão sendo feitos nas parcelas, na hora de receber o benéfico em casas lotericas da cidade. Em outros casos só recebe quem faz um jogo da lotérica
Em Manacapuru pouco mais de 9 mil pescadores estão cadastrados nas três instituições que representam a classe, para receberem o seguro defeso. Só na Colônia Z9, segundo a presidência, 4.161 mil pescadores estão aptos a receberem o seguro defeso este ano, no valor de 4 salarios mínimos. “Recebemos varias denuncias de pescadores de que a dias isso vem acontecendo aqui em Manacapuru, nossa orientação é que se o pescador está legalizado na sua instituição e junto ao INSS, ele vai receber suas quatro parcelas de um salário minimo e ele não tem que pagar seguro ou fazer jogo nenhum, é um direito dele”, afirmou Aldenir Mazulo, secretário da Z9.
Pescadores contam que foram informados pela lotérica, de que eles cumprem determinação da Caixa Econômica, quanto ao desconto.
Nossa reportagem procurou a gerênte da loteria e ela disse para procurarmos a caixa econômica. Fomos até a Caixa e o segurança nos informou que o gerente mandou dizer que não ia receber nossa equipe.