Parlamento Amazônico vai debater a criação do Estado do Tapajós
O presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Sinésio Campos (PT), esteve reunido em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com o Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET) e a União das Associações Paraenses de Manaus (Unasp).
O encontro ocorreu após articulação do presidente da Unasp, Luiz Alberto Macedo, que iniciou a reunião apresentando os presentes e falando sobre a importância e solicitando apoio ao PL 508/2019 que convoca Plebiscito sobre a criação do estado de Tapajós que está em tramitação no Senado Federal.
O presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, agradeceu o apoio dado pelo deputado Sinésio à luta e destacou a importância do tema que possui relação direta com o Parlamento Amazônico, que congrega 9 Assembleias Legislativas dos Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins o que torna oportuno falar ao Parlamento da criação de um novo estado na Amazônia.
O deputado Sinésio se colocou totalmente à disposição e convocou, ainda, uma reunião do Parlamento Amazônico no Tapajós, cujo tema será emancipação regional. A reunião será realizada logo após o período de Pandemia.
“O próximo encontro do Parlamento Amazônico depois do Covid- 19 será no Pará e juntos vamos lutar cada vez mais por esse movimento de emancipação do Tapajós que é de grande importância para o fortalecimento da Amazônia como um todo. Essa causa é de todos nós”, salientou Sinésio.