‘Orange zone’: aula com foco no emagrecimento na Cia Athletica Manauara
Exclusividade da Cia Athletica, a Orange Zone, aula monitorada especialmente desenhada para promover emagrecimento, inaugura nesta segunda-feira (27/1), na unidade do Manauara Shopping.
Trata-se de uma aula em circuito, que reúne estímulos na esteira, no remo, e exercícios funcionais. De acordo com Fred Rolim, gerente de ginástica da academia, o diferencial da modalidade é o monitoramento cardíaco.
“Todos os alunos recebem o frequencímetro no início e, durante a aula, os batimentos cardíacos são monitorados e exibidos em uma TV com base na frequência cardíaca máxima de cada aluno”, explica. “Um programa faz o cálculo para chegar a esse limite da frequência cardíaca que chamamos de Orange Zone”.
A aula tem duração de 60 minutos. O treinamento cardiovascular é intervalado, dividido em três blocos, para permitir maior intensidade, e é realizado nos ergômetros (esteiras e remadores). O restante da aula é composto por exercícios funcionais globais (que movimentam vários grupamentos musculares simultaneamente) com a utilização de equipamentos variados, como TRX, step, halteres e colchonetes.
“É uma aula coletiva, mas respeita a individualidade de cada um. Na esteira o aluno pode caminhar, trotar ou correr; no funcional, que tem diversos exercícios, o professor está apto a regredir o exercício ou torná-lo um pouco mais forte, no caso de alunos mais condicionados. O importante é mantê-los na ‘Orange zone’”, comenta Fred.
Os alunos devem alcançar e permanecer na zona laranja de intensidade por 12 a 20 minutos. Essa zona de treinamento, compreendida entre 84% e 91% da frequência cardíaca máxima, indica o momento de esgotamento dos estoques musculares. Depois do treino, ocorre o fenômeno denominado EPOC, que possibilita ao organismo continuar eliminando calorias. Este processo pode continuar até 48 horas após o estímulo.
Ao final da aula, cada participante recebe um e-mail individualizado com todas as informações do treino realizado: quantidade de calorias gastas, quantidade de minutos em cada faixa de intensidade, frequência cardíaca média e máxima alcançadas durante o treino.
FOTOS: Divulgação