MP elege lista sêxtupla que indicará novo desembargador
Membros do Ministério Público do Estado do Amazonas escolheram na quinta-feira (25), por meio de votação online, os seis Promotores de Justiça que disputam à vaga de Desembargador, reservada constitucionalmente ao MPAM. A lista sêxtupla será encaminhada ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) para a formação de lista tríplice, que será avaliada pelo governador do Estado, Wilson Lima.
A eleição, que ocorreu digitalmente pelo sistema VOTUS, iniciou às 8h e seguiu até às 16h. Todos os membros do Ministério Público em atividade puderam participar da votação, mediante voto pessoal e uninominal. Entre as condutas exigidas pelo cargo estavam: mais de 10 anos de exercício na profissão, notório saber jurídico e boa reputação.
“A participação dos candidatos nessa etapa foi fundamental para que a gente pudesse expor o quanto o processo é transparente, seguro e garante o sigilo do voto. Isso foi fundamental para que a tivessemos sucesso durante todo o procedimento eleitoral”, destacou o Procurador Geral de Justiça, Dr. Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.
Os trabalhos de votação e apuração foram realizados pela Comissão Eleitoral. Encerrada a votação, o processo de apuração foi iniciado por meio da ferramenta. Foram contabilizados 170 votos, mais quatro votos em branco e um nulo. Os votos foram computados da seguinte forma:
- Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho – com 107 votos
- Paulo Stélio Sabbá Guimarães – com 27 votos
- Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos – com 19 votos
- Mário Ypiranga Monteiro Neto – com 9 votos
- Carlos José Alves de Araújo – com quatro votos
- Mirtil Fernandes do Vale – com dois votos