Mostra ‘Substância’ apresenta ambientes inspirados na natureza
A partir de quarta-feira (28) até sexta (30), acontece em Manaus a “Mostra Substância D’ Casa”, evento de arquitetura e decoração que será realizado na D’ Casa Home & Decor, no Vieiralves. A mostra celebra um ano de sucesso da marca, referência em móveis de alto padrão. Um elenco de 40 arquitetos, divididos por duplas, vão assinar os espaços decorados com o propósito de levar a natureza para dentro de casa, criando uma atmosfera harmônica e sustentável.
A mostra, idealizada pela CEO da D’Casa Home & Decor, Simone Haddad, ocupará um espaço de 1.100 metros quadrados, distribuídos em 20 espaços. “Na exposição os arquitetos terão os seus espaços e vão apresentar tudo o que existe de mais contemporâneo na movelaria e acessórios para casa, jardins e piscina. Priorizamos produtos de extrema qualidade e funcionais, que levam conforto e auxiliam no dia a dia das famílias. Tudo se traduz em investimento, que garante resistência e durabilidade, associado ao design do viver bem”, enfatiza a empresária.
O elenco da exposição foi desafiado a projetar espaços conectados com a natureza, apresentando inspirações e tendências do novo morar contemporâneo e harmônico. Alguns dos espaços foram listados a seguir:
Achilles Fernandes e Adria Braga – Living do Arquiteto. Traz o conceito de design biofílico, que significa “amor à vida”. Na arquitetura, o termo se remete à relação das pessoas com a natureza, proporcionando mais conforto e qualidade de vida. O espaço traz o piso de madeiras de reflorestamento – encaixadas sem ou uso de pregos, nem cola- tapete de couro natural confeccionado com sobras dos curtumes, o uso de plantas, paredes na cor terracota e quadros de fotografias de chapéus de palha.
Amanda Sampaio e Raquel Reis – Sala de Jantar Sinestésica. Uso de texturas diferenciadas e o estímulo de sensações: madeira aparente, verde natureza, aço corten que ‘conta’ a sua história através das rachaduras. Um ambiente vivo, onde as arquitetas apostaram na funcionalidade integral e no conforto para que as pessoas possam andar descalças, sem formalidades, expor fotos de viagens, bandejas com as bebidas favoritas e plantas para atrair bons fluidos.
Gabriellle Fraxe e Mychelle Holanda – Refúgio. O espaço traz um clima intimista e aconchegante. A paleta de cores com uma mistura relaxante de tons terrosos, bege e verde, cria uma atmosfera de promoção do bem-estar e do aconchego. Um ambiente para desacelerar, inspirado no movimento Slow Living, que valoriza o tempo e o apreço aos detalhes. A décor é leve, confortável e pensada para despertar sensações.
Linda Costa e Jenny Ituassú – Sala de Jantar Rústica. Ambiente que traz a sofisticação aliada à rusticidade através da mistura de materiais como, madeira, ferro, muranos e o artesanato regional. Uma sala de jantar pensada além da estética e funcionalidade, como também no bem estar proporcionado pelo uso de materiais encontrados na natureza e a biofilia presente em uma rica parede com um jardim vertical.
Luiza Mello e Anne Cavalcante – Sala de estar da Mulher Contemporânea. O ambiente traz elementos marcantes e detalhes que priorizam a beleza e a sensibilidade da mulher atual. A vitalidade surge nos elementos naturais como, madeira, cordas, galhos e na sutileza do crochê e das tramas. A proposta foi equilibrar o estilo rústico das peças e elementos naturais ao estilo ‘chique luxuoso’. A harmonia entre os dois estilos resulta em um espaço altamente sofisticado.
Sihame Cruz e Juliana Barros – Sala de Estar da Família Haddad. Um espaço que integra o living ao home theater com um sofá de formas orgânicas, sem braços de apoio e módulos que fazem 360º de assentos, além de mesinhas para compor o ambiente que integra as duas áreas sociais. A sala de estar revela elementos rústicos que vão desde tijolinhos de barro, vegetação, tapetes macios, móveis aconchegantes até os tons refrescantes do verde. Sem abrir mão da modernidade, a sala de estar conta com um moderno painel movie.
Larissa Martins e Thainá Gonzalez – Sala de Estar e Jantar do Arquiteto. Conceitos modernos que ganham destaque e leveza na decoração com peças rústicas chaves. O espaço utiliza elementos como madeira, crochê e pedras e quadros que representam substâncias.
Carla Rocha e Débora Matos – Home Family. Desde a ergonomia das peças escolhidas até o toque dos tecidos eleitos para o projeto, a ideia é de um espaço para a família desfrutar de momentos de muito conforto. As arquitetas optaram por tecidos mais naturais, na utilização da madeira em pontos específicos e elementos com o toque dourado, um atemporal que torna as peças sempre atuais.
Karina Vieiralves e Aline Siqueira – Cozinha Gourmet. As arquitetas tornaram a cozinha uma área de convivência. Para trazer mais leveza ao projeto, elas buscaram usar a referência da madeira de forma sustentável, através dos MDFs laminados e do piso vinílico com aspecto amadeirado. O projeto aposta na estampa forte de um fruto amazônico, trazendo ainda mais a natureza para dentro do espaço, aliado às vegetações naturais e obras de arte.
Renan Nascimento e Flaveliza Praciano – Espaço do Solteiro Descolado. Reúne elementos da natureza, mas sem abrir mão da sofisticação. Os tons terrosos transmitem conforto, a exemplo do couro em tom caramelo e da madeira. Já o mármore proporciona a sofisticação ao ambiente e, os tecidos, como o linho, remete à sensação de leveza. O ambiente também aposta na interação entre a sala de estar e jantar, tons sóbrios, móveis práticos e neutros.
Gabriela Abrahim e Tássia Santos – Harmonia Natural. Projeto que tem como base a decoração natural com aspectos do estilo contemporâneo, marcada por criar ambientes equilibrados. A natureza se manifesta em detalhes como no uso da madeira, nos tons crus e materiais rústicos que remetem à terra, nas formas orgânicas das mesinhas, nas decorações com toques étnicos, nas folhagens como ponto principal e, o mais importante que deu origem ao nome do ambiente, a escolha das tintas: um tom quente chamado ‘Terra do Fogo’ e um verde nomeado de ‘Harmonia Natural’.
Rafaela Santos e Milena Mota – Lounge dos Amigos. Cores, leveza e descontração, definem o ambiente. Pensado para um happy hour de fim de tarde, o espaço transmite alegria com requinte. Os painéis ripados de madeira, o jardim vertical, a vegetação nos vasos do piso e até na mesa de jantar, convidam a natureza para dentro do espaço, trazendo aconchego e paz através da biofilia. A pintura rosa que se estende ao teto representa o pôr do sol rosado de grande parte das nossas tardes amazônicas.
Lay Macedo e Alessandra Fernandes – Espaço Ipê. Em Tupi significa “Liberdade”, esta é a sensação que o ambiente transmite: liberdade de viver, criar e sentir, representado pela “gaiola aberta” e por elementos naturais e regionais, que reforçam o sentimento. O espaço Ipê é mais que um garden. É uma área de refúgio que permite a conexão com a natureza e a liberdade. No espaço, as arquitetas utilizaram uma prática muito difundida nos Estados Unidos chamada Upcycling, que consiste na reutilização de materiais para novos usos.
Beatriz Coimbra e Leonardo Lacerda – Varanda de Estar. Composição funcional e prática que proporciona momentos de lazer e acolhimento familiar e de amigos. O uso de cores, texturas, formas orgânicas e natureza são o ponto de partida para conferir melhor aconchego e atmosfera tranquila e alegre.
Daniela Montani e Tatiana Oliveira – Sala de Estar do Empresário. Projeto idealizado para um homem empreendedor, que valoriza momentos de prazer e relax e não abre mão de desfrutar do conforto e da sofisticação em casa. É um espaço contemporâneo, que aconchega e acolhe com o equilíbrio de tons fortes e neutros, madeira e detalhes em couro para representar com classe, o estilo de um bon vivant.