Mais de 100 mudas de árvores são destruídas às margens do Igarapé do Mindu em Manaus
Mais de 100 mudas de árvores que estavam em crescimento às margens do Igarapé do Mindu, no trecho entre a Ponte da Colina do Aleixo e o São José, na zona Leste de Manaus, foram destruídas. A área, de aproximadamente 800 metros lineares, amanheceu com as mudas arrancadas e roubadas. No lugar, foi deixado também um amontoado de resíduos. As mudas estavam plantadas desde junho do ano passado, com altura variando entre 1,80 m e 2 m, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
No local, haviam espécies florestais e frutíferas, entre as quais mungubarana, pau-pretinho, jutairana, açaí e cupuaçu, com a finalidade de recompor a vegetação da Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé do Mindu.
A recuperação vegetal de APPs é uma das vertentes do projeto Arboriza Manaus, desenvolvido pela Semmas, com a finalidade de realizar o plantio de mudas de árvores em passeios públicos, canteiros centrais, rotatórias, parques e praças, visando a recomposição da arborização urbana.
A presença da vegetação em APP tem importância fundamental para a manutenção da estabilidade e da fertilidade do solo, bem como do lençol freático. Além disso, produz alimento para a fauna, serve como área de fluxo gênico para espécies animais e vegetais, ameniza a sensação térmica e melhora a qualidade do corpo hídrico.
A área deverá ser replantada até o final do ano. Uma equipe de Educação Ambiental irá ao local para desenvolver uma ação de sensibilização junto aos moradores da área.
Fonte: G1 Amazonas