Mães recebem dicas de amamentação em oficina realizada no Caic do Alvorada
Para algumas mamães, amamentar pode ser uma tarefa difícil, dolorosa e, muitas vezes, improvável. Mas uma oficina realizada pelo Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) José Carlos Mestrinho, nesta quinta-feira (06/06) ajudou um grupo de mais de 20 mães a reencontrar o prazer no aleitamento. Uma delas conseguiu, na oficina, voltar amamentar a filha, após um mês de interrupção. A oficina “Desafios da Amamentação” é a primeira de uma que serão ministradas no Caic.
A pequena Ana Vitória tinha apenas sete dias quando a dificuldade na amamentação fez a mãe, Patrícia dos Santos, 29, introduzir o uso da mamadeira. Agora, com pouco mais de um mês, a mãe voltou a amamentar pela primeira vez, momentos após receber as dicas da oficina. “Estou sentindo uma alegria imensa. É uma verdadeira vitória, pensei que não ia mais amamentar a minha filha”, disse a mãe.
A oficina foi ministrada pela enfermeira e coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Rhamilly Amud. Ao todo, 23 mães compareceram ao auditório do Caic José Carlos Mestrinho, no bairro do Alvorada, a maioria com crianças nos primeiros meses de nascimento.
Com a presença dos bebês, a coordenadora, que também é consultora materno-infantil, disse que foi possível corrigir postura e pegada de forma individual. Vestindo um colete que imita o seio da mulher, a coordenadora explicou de forma didática todos os passos para a amamentação correta.
“A maior dificuldade das mães é fazer essa pega, que precisa dar condições para que o bebê consiga abocanhar e sugar toda a auréola, que é onde ficam os dutos mamilares e de onde se extrai o leite”, explicou a coordenadora.
Patrícia procurou na oficina a chance de restabelecer o vínculo da amamentação que foi perdido nos primeiros dias após o nascimento da filha. Mas a mãe do Samuel, Cristina dos Santos, 19 anos, contou que buscou orientações sobre a própria alimentação.
“Eu não tive dificuldade na amamentação, mas meu filho sofre muito com cólicas, então prestei bem atenção nas dicas da minha alimentação. Como o que eu como, tem relação com o cocô e o xixi dele. Aprendi uma forma de cozinhar o feijão para ele não sentir muita cólica, que eu não sabia”, detalhou.
Programação do Caic continua – De acordo com a diretora do Caic, Janderlane Silva, a próxima oficina a ser realizada no local terá como tema a introdução alimentar. A fase começa após os seis meses de exclusividade na amamentação e traz ainda muitas dúvidas entre as mães e gestantes. O evento ainda não tem data marcada, mas a diretora adiantou que todas as informações serão publicadas nas redes sociais da Susam. Segundo ela, pelo menos, dez palestras e oficinas serão realizadas no espaço em 2019.
“Essa ideia veio de uma demanda dos pais e mães. Vendo a dificuldade de alguns decidimos abrir essas oficinas para ajudar no acompanhamento. E é muito legal, porque é totalmente gratuito, tem dicas práticas. E o resultado dessa primeira oficina desse ano teve um retorno muito bom”, avaliou a diretora.
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam)