Leilão da Amazonas Energia será adiado, diz presidente da Eletrobras
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, informou nesta quarta-feira (19) que o leilão da Amazonas Energia será adiado.
O leilão estava marcado para o próximo dia 26 de setembro e, segundo Ferreira Júnior, a nova data deverá ser definida ainda nesta quarta-feira, após uma reunião no Ministério de Minas e Energia.
A decisão de adiar o leilão, na prática, foi tomada para aguardar o Senado votar o processo que facilita a privatização da distribuidora.
De acordo com Ferreira Júnior, a proposta é que o leilão da Amazonas Energia seja marcado para uma data que permita a transferência do controle da empresa para a nova concessionária até 31 de dezembro.
A Eletrobras está no comando da distribuidora como designada e o prazo da designação acaba no dia 31 de dezembro.
Caso até lá não haja transferência do controle para a nova empresa, o governo tem que prorrogar novamente esse prazo de designação e a Eletrobras precisa aprovar a proposta.
Leilão das distribuidoras
Quatro das seis distribuidoras da Eletrobras já foram vendidas. Em julho foi vendida a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) e em agosto foram vendidas as Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e Boa Vista Energia, em Roraima. A Companhia Energética de Alagoas (Ceal) está com a venda suspensa por uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).
Fonte: G1 Amazonas