Ipaam renova licença de fábrica de artefatos de papel em Manaus
O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, autorizou a renovação da Licença de Operação (LO) da empresa de grande porte Labelpress Indústria e Comercio da Amazônia Ltda., para o processo de Fabricação e Impressão de Artefatos de Papel, Papelão, Cartolina e Cartão. A atividade gera 180 empregos diretos e indiretos na avenida Torquato Tapajós, bairro Tarumã, zona centro-oeste de Manaus.
Com a autorização do órgão de controle ambiental do Amazonas, as industrias amazonenses entram para a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e, podem a partir da Licença Ambiental, receber incentivos fiscais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Para a Labelpress a L.O. é uma garantia junto aos clientes, na maioria, multinacionais, que a empresa está em consonância com as legislações ambientais aplicáveis e que os processos internos que geram resíduos, efluente, emissões atmosféricas estão controlados, gerando um baixo impacto ambiental.
Para o presidente do Ipaam e secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Marcelo Dutra, a garantia do emprego e da renda de forma legal, em harmonia com o meio ambiente, é um dos principais objetivos do Governo do Amazonas. “A finalidade do órgão não é só de multar. Pelo contrário, queremos trabalhar em parceria com empresas que entendem a importância da regularização ambiental. É ela que garante a geração de empregos e proteger o meio ambiente é um oficio de todos”, afirmou.
Regularização ambiental ─ Marcelo Dutra lembrou que há outras empresas de grande porte buscando liberação de licenças, como é o caso da Benaion Indústria de Papel e Celulose S.A, que teve também teve a LO autorizada. De acordo com ele, essas ações mostram que as empresas estão buscando a regularização ambiental da atividade e se comprometendo com o uso sustentável do meio ambiente, atitudes que fortalecem a economia no Estado.
Resíduos ─ Segundo a coordenadora do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Labelpress, a Tecnóloga em Gerenciamento Ambiental, Claudia Amaral, a autorização da LO se deu devido ao Controle dos Resíduos Internos que está baseado no Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS) realizado pela empresa. “Aqui trabalhamos com a Coleta Seletiva, a fim de separar os resíduos gerados nos processos e destiná-los adequadamente, reutilizando ou reciclando. Trabalhamos junto aos funcionários com palestra e distribuição de cartilhas onde estão descritas as boas práticas ambientais tanto para orientá-los como para torná-los comprometidos como colaborador e cidadão”, disse.
Serviços ─ Para solicitar LO, a empresa ou pessoa física pode ligar para o telefone (92) 2123-6700 ou acessar o site do Ipaam no endereço eletrônico (http://www.licenciamentoambiental.am.gov.br) e verificar os requisitos para a solicitação da licença. Também pode ser solicitada a Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença Ambiental Única (LAU).
FOTO: DIVULGAÇÃO/IPAAM